Relatório final de audiência será enviado ao Governo do Estado

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09/12/2010 - 17:06 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), que propôs a audiência pública A Contribuição da UEMS para o Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, realizada esta tarde, informou que enviará um relatório ao Governo do Estado, com as considerações dos participantes e solicitando providências.

“Nossa intenção é sensibilizar o governo para que devolva minimamente a autonomia da UEMS, garantindo recursos adequados às suas necessidades”, disse.

O parlamentar voltou a defender a autonomia financeira e administrativa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o aumento dos repasses do Governo Estadual à instituição.

Segundo o reitor da UEMS, Gilberto José Arruda, os repasses de recursos à universidade não acompanharam a expansão das atividades - hoje a UEMS dispõe de unidades em 15 municípios do Estado. Segundo ele, esse descompasso compromete sensivelmente a saúde financeira da instituição.

Arruda informou que o Governo do Estado tem repassado cerca de R$ 5,1 milhões por mês à UEMS. Do total, R$ 4,6 milhões são destinados às despesas com pessoal. Somente R$ 500 mil são destinados ao custeio – compra de materiais, equipamentos, livros, etc. “Estimamos que, com um aumento de R$ 1,5 milhão para o custeio poderíamos ter novo fôlego para manter a instituição”, explicou Arruda. A UEMS conta ainda com repasses provenientes de emendas parlamentares.

Governo

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Youssif Domingos (PMDB), e o deputado Junior Mochi (PMDB), enfatizaram a importância da UEMS para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

“Nem sempre é fácil conciliar os anseios da universidade com as possibilidades do governo, mas temos consciência da importância da UEMS e faremos gestões junto ao governador para tentar contribuir ainda mais com a instituição”, disse Youssif.

Mochi reiterou que a universidade é estratégica, pois garante a formação universitária a quem mais precisa – 78% dos acadêmicos são provenientes de escolas públicas e 80% dos estudantes dispõem de renda familiar de até cinco salários mínimos.
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