Puccinelli destaca crescimento em 4 anos e reafirma compromissos

Imagem: Puccinelli e deputados estaduais após a cerimônia de posse
Puccinelli e deputados estaduais após a cerimônia de posse
01/01/2011 - 12:11 Por: Adriano Furtado    Foto: Roberto Higa

No discurso de posse neste sábado, dia 1º, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli destacou os investimentos realizados nos primeiros quatro anos e elencou os projetos estratégicos para o próximo mandato, de 2011 a 2014. Ele fez o juramento no Plenário Júlio Maia e recebeu a faixa governamental entregue pelo presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB).

O governador afirmou ter vencido dois grandes desafios no primeiro mandato: garantir responsabilidade fiscal e criar condições para o crescimento de Mato Grosso do Sul. As diretrizes para o desenvolvimento foram traçadas no MS Forte, conjunto de investimentos de R$ 3 bi lançado em outubro de 2009. "Conseguimos fazer mais em quatro anos do que foi realizado nos oito anos anteriores a nossa gestão", disse o governador.

Ele destacou a construção de 40 mil casas populares, os programas sociais que atendem 100 mil famílias, a construção de 1,6 mil quilômetros de redes de água e esgoto, contratação de 2.215 policiais e mais de 1.000 viaturas 0 km para a segurança, além da entrega de 4 hospitais regionais e distribuição de uniformes, kits de material escolar e valorização profissional na rede estadual de ensino.

Ainda no discurso, Puccinelli detalhou os grandes empreendimentos estruturantes para interiorização da industrialização do Estado. Estão em execução mais de 1.500 quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica e dois grandes eixos de integração rodoviária estão em obras: a pavimentação da BR-359, no noroeste do Estado, e a Sul-Fronteira, entre Ponta Porã e Mundo Novo.

Também são estratégicos o Terminal Intermodal de Cargas de Campo Grande, a construção do novo aeroporto internacional de Campo Grande, a implantação de duas ferrovias, a pavimentação da BR-040 e o incentivo a produção de etanol até 6 bilhões de litros, tornando viável a exportação através do poliduto Campo Grande/Paranaguá.

André Puccinelli reafirmou suas 15 metas de campanha que incluem o desenvolvimento econômico e social de forma ambientalmente equilibrada, redução da criminalidade com o trabalho integrado de todas as forças, abertura de novas escolas de período integral, implantação de Centros Regionais de Especialidades Médicas, construção de mais 50 mil casas populares, ampliação dos incentivos fiscais e das políticas de qualificação dos trabalhadores, construção do Aquário do Pantanal, a pavimentação da rodovia Bonito-Bodoquena e a chegada do Trem do Pantanal a Corumbá.

"Reafirmamos que o Poder Executivo manterá uma relação construtiva e fraterna com os outros Poderes do Estado, respeitando exemplarmente, como tem feito, sua independência e o exercício das funções constitucionais de cada um. Nós esperamos continuar contando com a contribuição da Assembleia Legislativa no debate criterioso e na aprovação das leis que aprimoram as relações entre o Estado e a sociedade", atestou o governador.

André Puccinelli concluiu garantindo que "o milagre do trabalho e da inovação vai fazer nosso PIB crescer 150% em oito anos, passando dos 24 bilhões herdados para mais de 60 bilhões em 2014".
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.