Felipe Orro propõe criação de comissão anticheias

Imagem: Aquidauana enfrenta problemas de inundações devido às cheias do rio, cujo nível sobe dia a dia.
Aquidauana enfrenta problemas de inundações devido às cheias do rio, cujo nível sobe dia a dia.
10/03/2011 - 12:04 Por: Paulo Fernandes    Foto: Marcos Quinhonez

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) propôs a criação de uma comissão na Assembleia Legislativa para estudar o problema das enchentes e propor medidas preventivas.

Neste ano, 11 cidades de Mato Grosso do Sul foram afetadas deixando 67 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Orro entende que a Casa de Leis deve ajudar a encontrar soluções e viabilizar os recursos e as obras necessárias.

“Não é possível evitar a cheia, sobretudo quando chove com a intensidade que ocorreu este ano. Mas o Poder Público pode tomar medidas preventivas para proteger os moradores ribeirinhos, impedir o isolamento das cidades, como está acontecendo com Aquidauana”, disse.

Para o deputado, os membros da comissão deverão se reunir com técnicos, prefeitos, vereadores, lideranças locais, visitar as cidades e fazer um relatório do problema, apontando as soluções viáveis que serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Desde sábado (5), Orro está em Aquidauana acompanhando de perto o drama de centenas de famílias que tiveram as casas invadidas pelas águas do rio que tem o mesmo nome da cidade. Aquidauana está isolada e a travessia do rio só pode ser feita a pé.

Outras cidades castigadas pelas chuvas são Anastácio, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Bandeirantes e Sidrolândia. (Com informações da assessoria).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.