Diário Oficial traz decreto de Situação de Emergência no Pantanal

Imagem: Gado que está em região pantaneira sofre tem sofrido em decorrência dos alagamentos.
Gado que está em região pantaneira sofre tem sofrido em decorrência dos alagamentos.
23/03/2011 - 08:46 Por: Paulo Fernandes    Foto: Capital do Pantanal

Publicado na edição desta quarta-feira (23/3) do Diário Oficial, decreto do Governo do Estado declara como Situação de Emergência a região pantaneira de Corumbá, afetada por enchentes ou inundações graduais.

A situação de anormalidade é válida apenas para a região pantaneira de Corumbá, comprovadamente afetada.

Por meio do decreto, os órgãos da administração direta e indireta estão autorizados a prestar apoio suplementar, mediante prévia articulação com a coordenação da Defesa Civil Estadual.

O governador André Puccinelli (PMDB) levou em consideração as chuvas intensas que atingiram Mato Grosso do Sul, em especial aquela região, a partir do dia 17 de janeiro, com pico no mês de fevereiro e registro superior a 450 mm de chuva.

Ele também considerou o aumento gradual das águas dos rios Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Abobral e Nabileque, que cortam a região, afetando moradores e a atividade pecuária.

A inundação no Pantanal diminuiu as áreas de pastagens provocando mortes e perda de peso do rebanho bovino.

Deputados estaduais manifestaram preocupação e pediram providências do Governo para socorrer famílias e ajudar pecuaristas.

No último dia 16, o deputado Felipe Orro (PDT) informou que as estradas estão intransitáveis, pontes ruíram e as famílias, isoladas, não conseguiam escoar a produção e nem transportar o gado.

Antes, no dia 10 de março, Junior Mochi (PMDB) falou da situação dos 67 mil desabrigados (à época) por causa das chuvas em Mato Grosso do Sul.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.