Lideranças apoiam reformas que aprimorem atividade política

Imagem: Senador Roberto Requião integra Comissão da Reforma Política no Senado, e participou de evento nesta tarde na AL.
Senador Roberto Requião integra Comissão da Reforma Política no Senado, e participou de evento nesta tarde na AL.
01/04/2011 - 15:55 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

Os senadores Roberto Requião (PMDB/PR) e Valdir Raupp (PMDB/RO), e o presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, defendem todas as reformas que aprimorem a atividade política. Na tarde desta sexta-feira (1/4), eles estiveram em Campo Grande, onde participaram de um evento político na Assembleia Legislativa.

Roberto Requião faz parte da Comissão da Reforma Política do Senado Federal. O colegiado, formado por 15 senadores, elabora um anteprojeto de lei de reforma política. As principais alterações propostas são: a mudança da posse dos chefes do Executivo, que para os governadores passa a ocorrer em 10 de janeiro, e para Presidente da República, no dia 15; fim das coligações nas eleições proporcionais; fim da reeleição; aumento do mandato dos chefes de Executivo de quatro para cinco anos; o número de suplentes de senador passará de dois para um, com a proibição para a indicação de parentes.

“Trata-se de um momento de aperfeiçoar a democracia. É importante que todos os cidadãos estejam envolvidos nesta discussão de mudanças no sistema político atual e não só os partidos”, destaca o senador paranaense.

Tributária - Raupp cobrou urgência na elaboração da Reforma Tribuária. “Nosso sistema tributário dificulta o desenvolvimento nacional. Há mais de 35 tipos de impostos no Brasil. Precisamos de uma reforma urgente”, disse. O senador ainda defendeu a aprovação do novo Código Florestal em tramitação na Câmara dos Deputados.

Eliseu Padilha ressaltou a importância da formação política na vida dos agentes públicos. “Apoiamos todas as reformas que aprimorem a atividade política. Defendemos também a formação política dos agentes públicos. Os representantes do povo devem ser bem preparados para cumprir com excelência suas funções”, afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.