BB estende ajuda a mais 4 municípios afetados por chuvas

Imagem: Superintência do BB e deputados se reuniram na sala da presidência da Assembleia no dia 19 de abril.
Superintência do BB e deputados se reuniram na sala da presidência da Assembleia no dia 19 de abril.
02/05/2011 - 14:08 Por: João Prestes    Foto: Roberto Higa

A Superintendência de Negócios, Varejo e Governo do BB (Banco do Brasil) encaminhou correspondência ao gabinete do deputado estadual Felipe Orro (PDT), comunicando que, atendendo pedido da Assembleia Legislativa, foram incluídos os municípios de Pedro Gomes, Porto Murtinho, Miranda e Rio Verde de Mato Grosso no pacote de ajuda financeira oferecida aos produtores rurais que sofreram prejuízos devido às fortes chuvas ocorridas no Estado em março.

Por meio de correspondência datada de 29 de abril, o superintendente do banco, Luiz Alves Pordeus Júnior, e o gerente de Agronegócios, Edson Eugênio Senhorini, sustentaram o compromisso. A liberação aconteceu depois de reunião solicitada pelo deputado Felipe Orro, e realizada no dia 19 de abril, na sala da presidência da Casa.

Na reunião estiveram presentes o presidente da Casa, Jerson Domingos (PMDB), bem como os deputados Zé Teixeira (DEM), Marcio Fernandes (PTdoB), Marcio Monteiro (PSDB), Dione Hashioka (PSDB) e George Takimoto (PSL). A Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) foi representada pelo diretor-secretário Dácio Queiroz, pela assessora jurídica Marilda Rodrigues, e pelo coordenador da Comissão de Pecuária de Corte José Lemos Monteiro. O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Raphael Kassar, e o representante do Sindicato Rural de Aquidauana, Gastão Lemos Monteiro, também marcaram presença.

Na ocasião, os deputados e representantes das entidades ruralistas traçaram um panorama da situação enfrentada pelos produtores rurais, sobretudo os pecuaristas da região do baixo Pantanal, seriamente afetada pela cheia. Pordeus Júnior e Edson Senhorini ouviram com atenção e prometeram medidas urgentes.

Além de incluir os quatro municípios na prorrogação do vencimento das parcelas de financiamentos agrícolas, os deputados pediram uma linha de crédito especial para contemplar os produtores prejudicados.

A prorrogação dos vencimentos é de 180 dias das parcelas vencidas ou a vencer, de todos os financiamentos agrícolas junto ao Banco do Brasil. Agora, são 25 municípios contemplados pela medida. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal estima que as perdas da pecuária na região pantaneira giram em torno de R$ 200 milhões. Alguns produtores perderam até metade do rebanho, sobretudo bezerros e vacas prenhas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.