Consumidor pode escolher data para pagamento de conta

Imagem: Pela lei do deputado Pedro Kemp, empresas concessionárias de serviço público terão de oferecer pelo menos seis datas distintas para pagamento de conta
Pela lei do deputado Pedro Kemp, empresas concessionárias de serviço público terão de oferecer pelo menos seis datas distintas para pagamento de conta
01/06/2011 - 08:15 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

As empresas concessionárias de serviço público terão de oferecer pelo menos seis datas distintas para o pagamento das contas, ficando a critério do consumidor a escolha. Isso é o que determina a lei 4.033, do deputado estadual Pedro Kemp (PT), publicada na edição de hoje (1/6) do Diário Oficial.

Kemp explica que, embora a lei federal 9.971, de 24 de março de 1999, tenha garantido aos consumidores o direito à opção de data de vencimento das contas, algumas empresas de Mato Grosso do Sul vem burlando a determinação, concentrando as opções oferecidas aos clientes entre os dias 1 e 6 do mês de pagamento.

“Temos recebido reclamação de vários consumidores, alegando que algumas empresas estão obrigando a todos os clientes a pagar as contas no começo do mês. A nossa proposição regulamenta de vez essa situação”, salienta.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.