Bernal quer ampliação do transporte escolar na zona rural

Imagem: Alcides Bernal pretende diminuir trajeto de alunos que moram nas zonas rurais até linhas mestras.
Alcides Bernal pretende diminuir trajeto de alunos que moram nas zonas rurais até linhas mestras.
21/06/2011 - 13:43 Por: Helton Davis    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Alcides Bernal (PP) apresentou na sessão plenária desta terça-feira (21/6), projeto de lei que amplia o acesso ao transporte escolar para estudantes da rede pública de ensino, residentes da zona rural. O projeto de lei altera o parágrafo 2º do artigo 7º, da lei estadual 3.488, de 12 de janeiro de 2008, que estabelece as diretrizes e normais gerais sobre a acessibilidade ao transporte escolar por alunos da rede pública em zonas rurais.

Pelo projeto do deputado pepessista, no trajeto definido para a realização do transporte escolar rural será admitido que o veículo trafegue fora dos limites das linhas mestras nos casos em que o aluno resida a uma distância superior a 1 quilômetro do traçado principal. Hoje, a lei permite que o veículo trafegue fora dos limites somente a três quilômetros do traçado principal.

Para o parlamentar, a alteração deste parágrafo se faz extremamente necessária no sentido de dar continuidade à frequência e segurança dos estudantes. O percurso feito pelos alunos da zona rural é diferenciado, com início a partir das 4h, horário considerado de alto risco, pois os estudantes que fazem este trajeto até a linha mestra ficam expostos a diversos perigos como acidentes e ataques de animais, comuns em áreas rurais.

“Esta redução de quilometragem, além de proporcionar mais segurança, vai tornar a viajem menos cansativa para os alunos que, muitas vezes, precisam andar por longos percursos na total escuridão quando se deslocam para a escola e debaixo de sol forte no horário de almoço quando retornam para suas casas”, ressalta Alcides Bernal.


Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.