Campanha “Paz no Trânsito” vai começar no próximo dia 20

Imagem: Representantes de várias instituições participaram de reunião sobre campanha de conscientização no trânsito.
Representantes de várias instituições participaram de reunião sobre campanha de conscientização no trânsito.
11/08/2011 - 15:03 Por: Assessoria de Comunicação - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

Cerca de 30 instituições envolvidas diretamente na campanha “Paz no Trânsito” estiveram reunidas nesta quinta-feira (11/8), na Presidência da Assembleia Legislativa, para ultimar os preparativos de seu lançamento, que acontecerá no dia 20 de agosto, às 8h, na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande.

Segundo o coronel Nelson Antonio da Silva, coordenador geral da campanha, a diferença fundamental dessa em relação a outras campanhas de trânsito é o engajamento e a participação espontânea de tantas instituições públicas, civis e militares. “Graças à sensibilidade do presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, que teve a ideia e conseguiu congregar cerca de 30 entidades para reduzir o número de acidentes e a perda de vidas no trânsito”.

Após o lançamento da campanha, será dada a largada da segunda corrida “Dê Preferência a Vida”, que terá início na Praça do Rádio Clube, com percurso de seis quilômetros, até a chegada no interior da Base Aérea. Ao mesmo tempo, bandeiraço e adesivagem serão realizados por membros do GGIT (Gabinete Gestão Integrada de Trânsito), com a participação do Cematran (Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito), Projeto Florestinha e Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Ainda nesse primeiro dia, a partir das 22h, será feito pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) um trabalho de conscientização sobre a Lei Seca, nas conveniências dos postos de gasolina, com bafômetro e banner para uso de forma descontraída e com a participação de um grupo teatral.

A campanha se estende durante toda semana até o dia 26, aniversário de 112 anos Campo Grande, sempre com programação intensa de conscientização envolvendo 12 escolas, seis públicas e seis particulares.

Segundo a presidente do Sinepe/MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul), Maria da Glória Paim Barcelo, “o trânsito constitui um tema transversal na escola, porque a criança também é mediadora dos pais com a sociedade”. Ela pretende mobilizar cerca de duas mil pessoas entre pais e estudantes, na grande passeata que ocorrerá no centro da cidade, no dia 24 de agosto, juntamente com a marcha contra a legalização da maconha.

Ato simbólico - Já no dia 22 de agosto, às 9h30, na Escola Municipal Arassuay Gomes de Castro, no bairro Miguel Couto, será realizada uma abertura simbólica do evento da campanha envolvendo as escolas, com a participação do presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB); do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e de representantes das secretarias municipal e estadual de Educação.

Na oportunidade, a procuradora de Justiça Ariadne Cantú vai assinar o ato de doação dos direitos autorais de seus dois livros: “Kiko, o menino que não dormia” e “Carlos, o garoto que sonhava”, para serem amplamente distribuídos durante a campanha.

Ações como a realização da campanha, blitze educativas com adesivagens envolvendo o GGIT, que reúne cerca de 20 instituições, estão na programação da campanha.

Conforme o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), Alirio Villasanti Romero, “o principal motivo de acidentes é a falha humana. Com essa campanha de conscientização certamente será diminuída a violência no trânsito e teremos mais qualidade de vida”. Ele ainda parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa e sensibilidade em articular esse grande movimento que vai de encontro com o desejo da sociedade civil.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.