Programa Assembleia Debate discute mudança do nome de MS

Imagem: Jornalista Glaucia Jandre intermediou debate com deputados a respeito da troca de nome de MS.
Jornalista Glaucia Jandre intermediou debate com deputados a respeito da troca de nome de MS.
25/08/2011 - 09:34 Por: Paulo Fernandes    Foto: Reprodução

A TV Assembleia (canal 9 da NET) exibe nesta quinta-feira (25/8), a partir das 18h30, o programa Assembleia Debate tendo como tema a mudança do nome de Mato Grosso do Sul.

Mediado pela jornalista Glaucia Jandre, o bate-papo conta com Antônio Carlos Arroyo (PR) e Cabo Almi (PT), de um lado; Marcio Monteiro (PSDB) e Marquinhos Trad (PMDB), do outro. Arroyo e Almi defendem a troca do nome do Estado, enquanto Monteiro e Marquinhos são contra.

Para Arroyo, a eventual mudança não irá provocar custos, pois documentos e placas de veículos com o nome Mato Grosso do Sul continuarão valendo e um plebiscito sobre o assunto poderá ser feito sem custos junto com as eleições. Arroyo é autor de um PEC (Projeto de Emenda à Constituição) que permite a realização do plebiscito.

Já Marquinhos Trad não vê vantagens nessa troca de nome. "Eu acho que temos problemas maiores. Mudar o nome não vai trazer desenvolvimento nenhum. Não adianta inventar a roda", diz. "Quem garante que isso vai trazer desenvolvimento e turistas?", questiona.

Almi afirma que com um novo nome, Mato Grosso do Sul "vai passar a existir para o Brasil", já que muitos ignoram a existência do Estado.

E Marcio Monteiro acredita que a alteração só irá provocar mais dúvidas na população, afinal, muitos confundem Mato Grosso do Sul com o vizinho Mato Grosso.

A TV Assembleia também gravou entrevistas com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Hildebrando Campestrini, que explicou as diversas diferenças entre o Sul e Norte do então Mato Grosso uno que levaram a divisão do Estado; e com a economista Andrea Ferreira, que é contra a troca do nome de Mato Grosso do Sul por considerar que irá gerar despesas aos cofres públicos.

Também será exibido trecho da entrevista com o ex-governador Pedro Pedrossian que revelou os bastidores da criação de Mato Grosso do Sul e contou que foi ele quem sugeriu esse nome para o Estado para o então presidente Ernesto Geisel, mas hoje aprova a mudança.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.