Internautas aprovam projeto que proíbe guloseimas nas escolas

03/10/2011 - 15:40 Por: João Humberto   

O deputado George Takimoto (PSL) apresentou projeto de lei à Assembleia Legislativa para proibir a venda de guloseimas nas cantinas das escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Setenta e um internautas (64%) votaram a favor, enquanto 40 (36%) são contrários à sugestão. A enquete foi postada na semana passada no Portal ALMS.

Takimoto explica que em maio de 2006 foi publicada a Portaria 1.010 pelos ministérios da Saúde e Educação, que ratifica a escola como espaço essencial de promoção da alimentação saudável. O objetivo da proposta é contribuir para a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.

Agora, o Portal ALMS quer saber se o leitores são a favor da criação do Ministério da Criança, Adolescência e Juventude.

Na semana passada, a deputada Mara Caseiro (PTdoB) reforçou a ideia da criação desse ministério, durante o seminário Políticas Públicas para Juventude, que aconteceu na Assembleia Legislativa. Essa e outras propostas irão compor a Carta de Campo Grande, que será encaminhada ao Governo Federal.

Algumas das proposições apresentadas incluem o estímulo à implantação de escolas integrais; participação ativa da família nas escolas; programa de conscientização sobre a gravidez precoce; palestras nas escolas para pais e alunos; programa específico de reinserção social para jovens egressos das Uneis (Unidades Educacionais de Internação); tratamento para dependência química dentro das Uneis; fortalecimento dos Conselhos Municipais da Juventude e ampliação do ensino técnico profissionalizante.

Segundo Mara Caseiro, mais propostas devem ser elaboradas no decorrer desta semana e somente a partir do dia 10 de outubro é que a Carta será finalizada e então lida durante sessão plenária. As propostas, de acordo com a parlamentar, poderão ser encaminhadas para o Plano de Educação Estadual.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.