Bicicletas apreendidas podem virar cadeiras de rodas

Imagem: Deputados Zé Teixeira e Marquinhos Trad são autores da lei.
Deputados Zé Teixeira e Marquinhos Trad são autores da lei.
14/10/2011 - 07:54 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (14/10), a lei 4.095, de autoria dos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Marquinhos Trad (PMDB), que permite a transformação de bicicletas apreendidas pela polícia em cadeiras de rodas.

A nova norma estabelece que após 120 dias da apreensão, caso as bicicletas não forem solicitadas pelos donos, poderão ser destinadas aos estabelecimentos penais de regime fechado e semi-aberto e Uneis (Unidades Educacionais de Internação) para serem transformadas em cadeiras de rodas, por meio dos programas de trabalho dos detentos e reeducandos.

“É uma oportunidade para reconquistar a auto-estima, a dignidade e retirar o preso da ociosidade, reconduzindo-o ao convívio social. A lei representa um grande avanço e ajudará o Estado a cumprir o papel de ressocialização”, afirma Zé Teixeira.

Marquinhos Trad ressalta que para cada três dias trabalhados, o detento pode atenuar um dia de sua pena. "Há um número exagerado de bicicletas apreendidas e entendemos que elas podem ser utilizadas para beneficiar os portadores de necessidades especiais e ajudar na reeducação dos presos", destaca.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.