Semana terá missa e audiência pública sobre Educação Indígena

Imagem: Saguão Arte Mulher Nelly Martins está localizado em frente ao plenário onde são realizadas as sessões.
Saguão Arte Mulher Nelly Martins está localizado em frente ao plenário onde são realizadas as sessões.
04/11/2011 - 10:01 Por: Paulo Fernandes e Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A agenda da semana de 7 a 11 de novembro na Assembleia Legislativa conta com eventos todos os dias. Um dos destaques é a audiência pública “Educação Superior Indígena”, na sexta-feira (11/10), a partir das 13h30, no Plenário Deputado Júlio Maia.

Na segunda-feira (07/10), a semana na Assembleia Legislativa tem início com a Santa Missa de Novembro, a partir das 8h, no Plenarinho Nelito Câmara. A celebração será feita pelo Padre Alexandre, da Paróquia Santo Afonso.

Um dia depois (08/11), a partir das 14h30, será realizada a reunião semanal da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), também no Plenarinho.

Já a reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Construção Civil será às 14h30 da quarta-feira (09/11), no mesmo local.

Na quinta-feira (10/11), às 14h, o Plenarinho será palco da 38ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades.

Uma campanha de doação de sangue em prol da Hemorrede de Mato Grosso do Sul também será feita neste dia, na Assembleia Legislativa, a pedido da Mesa Diretora.

Um ônibus do Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia) de Campo Grande permanecerá no estacionamento antigo para a coleta de sangue, das 8h30 às 11h30.

Para doar, os voluntários terão que estar com documento com foto emitido por órgão oficial; ter entre 18 e 65 anos; pesar acima de 50 quilos; não estar em jejum; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

Ainda na quinta-feira, mas às 19h, personalidades receberão títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense, no Plenário, por proposição da deputada Mara Caseiro (PTdoB).

Os homenageados são o médico veterinário Julio Natalino Mercadante, que foi um dos primeiros a introduzir a técnica do confinamento de bovinos em Mato Grosso do Sul; o delegado de Polícia Federal Luiz Adalberto Philippsen e o engenheiro civil Noli Mário Rubin Alessio.

E na sexta-feira (11/11), das 8h às 12h, será ministrado o curso “Boas Maneiras e Cerimonial”, no Plenarinho, por proposição da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

Já a audiência pública “Educação Superior Indígena”, proposta pelo deputado Pedro Kemp (PT) em uma iniciativa com os acadêmicos indígenas e a Rede de Saberes, tem o objetivo de aprofundar as discussões e buscar soluções para suprir a falta de recursos e a deficiência dos programas destinados à permanência dos acadêmicos indígenas na universidade.

Foram convidados para o debate: os acadêmicos indígenas, o Secretário de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Luiz Cláudio Costa, e representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da SED (Secretaria de Estado de Educação), Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social), MPF (Ministério Público Federal) e da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.