Servidores da AL doam sangue para estoque da Hemorrede

Imagem: Doação de sangue será feita numa unidade móvel do Hemosul, no estacionamento antigo da Casa.
Doação de sangue será feita numa unidade móvel do Hemosul, no estacionamento antigo da Casa.
04/11/2011 - 09:50 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa promove na próxima quinta-feira (10/11), mais uma campanha de doação de sangue em prol da Hemorrede de Mato Grosso do Sul. A pedido da Mesa Diretora do Legislativo, um ônibus do Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia) da Capital permanecerá no estacionamento antigo da Casa de Leis para a coleta de sangue, das 8h30 às 11h30. O objetivo é mobilizar e sensibilizar os servidores públicos e seus familiares sobre a importância da doação para salvar vidas.

Para doar, os voluntários terão que estar atentos aos seguintes requisitos: apresentar documento com foto emitido por órgão oficial; ter entre 18 e 65 anos; pesar acima de 50 quilos; não estar em jejum; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

Segundo a diretora de Saúde e Assistência Social da Assembleia, Fabrícia Rezende de Rezende, as campanhas de doação de sangue são realizadas na Casa de Leis desde 1995. “Temos feitos trabalhos de mobilização junto aos funcionários e a aquisição do ônibus oportunizou essa mobilidade, que também veio facilitar a vida de quem deseja doar, mas não tem encontrado tempo, por exemplo”, ressalta.

De acordo com o coordenador técnico do Hemosul, Hélio Dantas dos Santos, a iniciativa contribuirá de forma significativa com os pacientes que necessitam de sangue. “Constantemente realizamos trabalhos de recrutamento de doadores, mas sempre estamos com os estoques aquém da real necessidade”, enfatizou.

O coordenador explica que a população deve estar consciente principalmente nos últimos meses do ano, quando a necessidade de sangue aumenta. “Os festejos natalinos, de ano novo e as férias escolares acontecem nessa época. A demanda de bolsas de sangue fica bem maior, pois a quantidade de acidentes tende a aumentar, e muitos também decidem aproveitar a época para marcar as cirurgias eletivas”, informa. Por conta do recesso de fim de ano, a situação piora, explica Dantas, já que as pessoas acabam não indo doar, ficando uma baixa quantidade de sangue no estoque.

As doações feitas pelos servidores irão para a Hemorrede/MS que é a rede responsável pela coleta e distribuição de sangue aos hospitais públicos e privados de todo o Estado, totalizando 85 hospitais e agências transfusionais, com exceção de um único hospital privado que tem banco próprio.

O Hemosul da Capital também atende municípios do interior do Estado. O centro está localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h até 12h30. Mais informações pelo telefone (67) 3312-1517.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.