Sessões solenes homenagearam de militares a músicos na AL

Imagem: Militares que cumpriram missão de paz no Haiti foram homenageados na AL neste ano.
Militares que cumpriram missão de paz no Haiti foram homenageados na AL neste ano.
21/12/2011 - 13:09 Por: Talitha Moya    Foto: Wagner Guimarães

Em 2011, a Assembleia Legislativa foi palco de 30 sessões solenes, entre comemorações de datas festivas, abertura oficial de eventos, entregas de prêmios e cerimônias de posse. Mais de cem personalidades foram homenageadas com honrarias como o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e a Comenda do Mérito Legislativo.

Um dos momentos marcantes vividos pelo Legislativo foi a homenagem a Dom Vitório Pavanello, que completou 75 anos e foi aposentado pelo Vaticano após 25 anos de serviços prestados à Igreja Católica em Campo Grande. Na solenidade, o sacerdote recebeu a Comenda do Mérito Legislativo por meio do projeto de autoria dos deputados Pedro Kemp (PT), Cabo Almi (PT) e Paulo Corrêa (PR), e subscrito pelos demais parlamentares da Casa. A homenagem foi uma das últimas antes da entrega definitiva do cargo ao novo arcebispo, Dom Dimas Lara.

A Assembleia também prestou uma homenagem especial aos militares que fizeram parte da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti no início deste ano. A sessão solene foi proposta pela deputada Dione Hashioka (PSDB). Foram homenageados 77 militares do CMO (Comando Militar do Oeste) que permaneceram durante seis meses prestando serviços ao povo haitiano, depois do terremoto que devastou o país. Na mesma cerimônia, foram comemorados os 190 anos do comando e entregue ao General da Reserva Sérgio Pedro Coelho Lima o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Outro evento de destaque foi a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito, em setembro, em uma sessão solene proposta pelo presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB). Com o tema “Década de Ações de Segurança no Trânsito 2011-2020 – Juntos podemos salvar milhões de vidas”, o evento marcou o início de diversas ações desenvolvidas pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Assembleia para despertar a consciência de um comportamento seguro no trânsito. O encontro recebeu, entre outros nomes importantes da área, o ex-diretor presidente do Detran do Distrito Federal, Luís Riogi Miura, que falou sobre o respeito ao pedestre na faixa de segurança.

Datas importantes também foram lembradas pelos parlamentares. O Bando do Velho Jack, as duplas Maurício Brito e Humberto Yule, Munhoz e Mariano, Marco Aurélio e Paulo Sérgio, os músicos Paulo Simões, Antonio Marcos Ramires Bezerra e Juci Ibanez foram alguns dos homenageados pela Assembleia no Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro. Todos foram agraciados com a Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul.

Neste ano, foi a primeira vez que o Legislativo promoveu uma solenidade em comemoração ao Dia do Trabalho. Cerca de 20 profissionais das mais diversas áreas receberam a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, honraria proposta pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT).

Uma das últimas solenidades do ano comemorou os 63 anos de criação dos Direitos Humanos. No evento, promovido dia 7 de dezembro pelo Círculo Universal de Embaixadores da Paz e pela Assembleia Legislativa, foram entregues a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito a 17 personalidades em reconhecimento ao trabalho realizado em favor dos direitos humanos. O evento contou com a participação da Embaixadora da Paz, Delasnieve Daspet, e dos deputados Jerson Domingos e Maurício Picarelli (PMDB).

Um momento histórico para os parlamentares foi a solenidade que marcou o início da instalação do novo CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul), criado este ano depois que mais de dois mil profissionais se desvincularam do CREA/MS (Conselho Regional de Engenheiros e Agrônomos de MS). O evento promoveu a posse de 18 arquitetos que formam a diretoria da nova entidade para o triênio 2012/2014, entre eles, o de Osvaldo Abrão de Souza, 1º presidente eleito.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.