Campanha da Fraternidade é destaque da agenda do Legislativo

Imagem: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
24/02/2012 - 16:33 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

A abertura da Campanha da Fraternidade, com o tema “A Fraternidade e a Saúde Pública”, é um dos destaques da agenda da próxima semana na Assembleia Legislativa. Entre os eventos marcados, estão ainda uma palestra motivacional e o início da segunda etapa do programa contra o tabagismo pelos servidores do Legislativo.

Na segunda-feira (27/2), às 8h30, a terapeuta e coaching Kátia Shardong ministra a palestra Atitude - Maneira Organizada e Coerente de Pensar, Sentir e Reagir. O evento é voltado aos servidores da Casa de Leis e tem o objetivo, segundo a palestrante, de apresentar algumas atitudes que podem tornar a vida mais positiva.

No dia seguinte, terça-feira, das 8h às 11h, o programa de tratamento contra o tabagismo, iniciado em 2011, retoma suas atividades. De acordo com a diretora de Saúde da Assembleia, Fabricia Rezende de Rezende, o programa retorna com as turmas que já começaram o tratamento no ano passado. A previsão é que a segunda fase do programa encerre em junho. Ainda não há previsão de abertura de novas vagas para iniciantes.

O tratamento contra o tabagismo é promovido pelo Centro de Saúde da Assembleia e tem o apoio das Secretarias de Saúde do Estado e do município de Campo Grande. O programa é oferecido gratuitamente aos servidores fumantes e dispõe de terapia cognitiva comportamental e tratamento com medicamentos.

O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara, estará presente na próxima quarta-feira (29/2), na Assembleia Legislativa para a abertura da Campanha da Fraternidade 2012. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, o evento tem o objetivo de promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e as políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população. Na ocasião, o infectologista Rivaldo Venâncio, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), promoverá uma palestra sobre o assunto.

A celebração, promovida pela Igreja Católica em parceria com o Legislativo, vai prestar homenagens a instituições que têm desenvolvido trabalhos humanizadores que objetivam proporcionar saúde e dignidade à população. Serão homenageadas as Pastorais da Criança, da Saúde e da Sobriedade e ainda o Hospital São Julião, o Lar da Criança com Aids e a Fazenda da Esperança.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.