Deputados estudantes encerram 2ª edição do Parlamento Jovem

Imagem: Presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos, fala sobre o Legislativo aos deputados estudantes.
Presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos, fala sobre o Legislativo aos deputados estudantes.
14/03/2012 - 18:00 Por: Assessoria de Comunicação - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

Os deputados estudantes, que fazem parte do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense, encerram a segunda edição do projeto na sexta-feira (16/3). A sessão ordinária será realizada a partir das 9h, no Plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente do Parlamento Jovem, o deputado estudante Artur Zanelatto dos Santos, do Colégio Adventista Jardim dos Estados. Além de fazer um balanço das atividades dos deputados estudantes ao longo do mandato, ele abrirá a palavra para que todos possam se manifestar.

Artur tem 15 anos e encerra o mandato com experiências únicas, que leva para a vida. A avaliação é de sua mãe Rosana Zanelatto dos Santos. “O Artur sempre se interessou pela política; não a partidária, mas a que trata da saúde, da educação e das atribuições dos Poderes”, contou, orgulhosa do filho único. Segundo Rosana, o Parlamento Jovem trouxe para o Artur e seus colegas mais conhecimento sobre o Legislativo e despertou novos interesses. “Ele conheceu novas realidades, inclusive entre os amigos; foi ótimo”, disse. Agora, Artur vai se dedicar exclusivamente aos estudos para o vestibular. O presidente do Parlamento Jovem quer ser médico, mas sempre interessado em aprender mais sobre política.

Política para a vida - A diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel Souza Chaves, reitera que o Parlamento Jovem tem contribuído com a formação da consciência política dos estudantes e despertado o interesse deles para a vida pública. “Este ano, uma das candidatas à vereadora em Campo Grande foi deputada estudante”, frisa. Esta segunda edição do projeto conta com 18 deputados estudantes titulares e dois suplentes, eleitos em 2010. Clarice explica que o mandato será reduzido a partir da terceira edição, de dois para um ano, para que mais estudantes tenham oportunidade de participar.

O deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), que propôs a criação do Parlamento Jovem, se diz honrado com a consolidação do projeto. “A cada ano, me surpreendo com a disposição dos alunos almejando por uma vaga de deputado estudante”, explica. Para ele, esse interesse demonstra um processo de transformação social entre os estudantes.

Eleições 2012 - Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do Parlamento Jovem. Podem concorrer às vagas meninos e meninas que estejam cursando o Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Ensino e particulares em Campo Grande. As inscrições podem ser feitas até 23 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3389-6261.

Histórico - O Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense foi instituído pela Resolução 026/2005, alterado pela Resolução 10/2006, e regulamentado pelo Ato 020/2007, da Mesa Diretora. O projeto conta com a parceria da SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio da Copemep (Coordenadoria de Políticas para Ensino Médio e Educação Profissional), e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.