Frente da ALMS vai integrar Poderes na luta contra as drogas

Imagem: Frente discute junto da Secretaria de Educação ações de enfrentamento às drogas nas escolas.
Frente discute junto da Secretaria de Educação ações de enfrentamento às drogas nas escolas.
21/03/2012 - 17:27 Por: Talitha Moya    Foto: Fernanda França

A Frente Parlamentar de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa pretende aproximar todos os Poderes e instituições públicas na luta antidrogas. Nesta quarta-feira (21/3), o grupo de parlamentares, liderado pelo deputado Eduardo Rocha (PMDB), esteve com a secretária estadual da Educação, Maria Nilene Badeca, para discutir o assunto. Ela destacou os programas de prevenção desenvolvidos nas escolas e falou sobre a importância da parceria do Legislativo.

“Os deputados serão grandes aliados nesse combate ao uso das drogas que temos desenvolvido na educação”, afirmou a secretária. Segundo Badeca, atualmente, dois importantes projetos estão em funcionamento nas escolas de Mato Grosso do Sul, entre eles está o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), voltado para alunos do 5º ano de escolas públicas e privadas, que visa o fortalecimento do trinômio Polícia Militar, Escola e Família. O programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que permanece em sala de aula como educador social, o que propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua.

Nilene ressalta ainda o projeto "Estudante Consciente: MS sem Drogas", iniciado junto a estudantes do ensino médio, que tem o objetivo de orientar e prevenir o uso das drogas. O programa começou neste ano nos maiores municípios do Estado e naqueles que estão na linha da fronteira com o Paraguai e Bolívia.

De acordo com a secretária, são nessas escolas que há maior incidência de aliciadores de menores para fornecimentos das drogas. “A ideia desses programas é que a escola permaneça o ano inteiro mobilizada e que o assunto seja discutido a todo momento”, afirmou.

Para o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), a sociedade precisa encarar o uso das drogas como uma patologia. “É um caso de saúde pública e se hoje pagamos um preço alto é porque ainda não saímos da retórica para a ação. E se não fizermos isso imediatamente, seremos punidos cada vez mais até sair fora do limite”, frisou.

A deputada estadual Mara Caseiro (PtdoB) foi enfática ao pedir a união dos demais Poderes Públicos nas ações. “Falta o envolvimento de todos e esta é uma causa que necessita desta união”, ressaltou.

A Semana Estadual de Enfrentamento às Drogas, marcada para junho, deve contar com a ação integrada de todos os Poderes e instituições públicas, conforme declarou o presidente da Frente, deputado Eduardo Rocha. “Vamos convidar Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria e todas as secretarias do Estado. Essa é uma questão difícil e não adianta só uma entidade lutar. Se juntarem todos, teremos muito mais resultados”, alertou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.