No Revista MS, Wantuir Jacini faz balanço sobre ações da Sejusp

Imagem: Apresentadora Nilmara Caramalac entrevista o secretário da Sejusp, Wantuir Jacini, para o Revista MS.
Apresentadora Nilmara Caramalac entrevista o secretário da Sejusp, Wantuir Jacini, para o Revista MS.
16/05/2012 - 17:26 Por: Isabela Santos, com informações de Daniela de Matos Moralles    Foto: Kayke Niz

Nesta quarta-feira (16/5), o secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, participou de uma entrevista concedida ao programa Revista MS, transmitido pela TV Assembleia aos sábados e domingos. Ele apresentou estatísticas do desempenho do órgão, de janeiro a abril deste ano. Segundo o secretário, os números extraídos dos boletins de ocorrências apontam queda significativa de 20% nos crimes de roubo, se comparados ao mesmo período de 2011.

Em entrevista concedida à apresentadora Nilmara Caramalac, o secretário também ressaltou que 31 municípios do Estado serão beneficiados com uma verba federal através da Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública de Segurança nas Fronteiras). Ele ainda falou sobre sua trajetória, desde quando assumiu a Sejusp, em 2007, e também do cargo de presidente do Consep (Conselho Estadual de Segurança Pública).

Jacini destacou que os recursos que o Estado vem recebendo para fortalecer o trabalho de segurança como viaturas, cursos de capacitação, armamento, fardamento e equipamentos em geral. Aproveitou a ocasião para enfatizar o trabalho desenvolvido no sistema penitenciário, nas delegacias e as ações empreendidas pela PM (Polícia Militar).

Roubos - Em relação a roubos, Jacini disse que em 2011 foram contabilizadas 2.540 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2012 foram registrados 2.220 casos, o que representa 320 ocorrências a menos nos primeiros quatro meses deste ano - números que estão acima das metas estabelecidas anualmente pela Segurança Pública do Estado que variam de 6% a 8%.

Os roubos em residências também apresentaram queda de 19,1% no comparativo do primeiro quadrimestre, passando de 94 casos registrados em 2011 para 76 casos contabilizados em 2012 somente na Capital. Já os roubos de veículos caíram 17,6% no mesmo período, passando de 198 ocorrências para 163.

As reduções nos casos de roubo são decorrentes do plano de redução de criminalidade, desenvolvido através do Programa MS Forte Segurança, lançado no início do ano passado. Jacini frisou que os dirigentes das polícias Civil e Militar, por meio de uma ferramenta que estuda a criminalidade, chamada georreferenciamento, têm se empenhado para um melhor enfrentamento do crime.

Homicídios - Outro índice que também mostrou queda foi o de homicídios culposos (quando não há intenção de matar) no trânsito da Capital. Os números mostram que de janeiro a abril de 2011 foram feitos 32 registros, enquanto no mesmo período deste ano foram realizadas 26 ocorrências, queda de 18,7% nos casos de homicídios culposos de trânsito.

De acordo com as estatísticas apresentadas desde o primeiro mês de 2012 até abril, os crimes de homicídios dolosos mostraram grande percentual de elucidação com 57,1% dos casos solucionados em todo Estado. Os dados mostram que a Capital acumula 54,8% dos casos elucidados e no interior os números chegam a 57,9%.

O comparativo do primeiro quadrimestre de 2011/2012 em todo o Estado mostrou queda de 3,7 % no número de homicídios dolosos. Se somados os números de todos os municípios do interior, principais contribuintes para a inclinação deste percentual, a redução foi de 5,8% nos casos de homicídios dolosos. O mesmo acontece com os crimes com resultado de morte que caíram 8% na Capital, passando de 75 ocorrências em 2011 para 69 casos em 2012.

O programa Revista MS, com a entrevista de Wantuir Jacini, será exibido no próximo dia 26 de maio pelo canal 9 da NET, em Campo Grande; canal 11, em Dourados; e canal 44, em Naviraí.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.