Apoio dos pais serve de estímulo aos deputados estudantes

Imagem: Deputados da nova edição do Parlamento Jovem têm contado com ajuda dos pais até na elaboração de projetos.
Deputados da nova edição do Parlamento Jovem têm contado com ajuda dos pais até na elaboração de projetos.
18/05/2012 - 12:39 Por: Talitha Moya    Foto: Roberto Higa

Prestes a serem empossados como deputados estudantes da 3º edição do Parlamento Jovem, os 48 participantes do projeto têm desafios pela frente. Um deles é tornar realidade projetos e ideias capazes de transformar toda uma sociedade. Nesta missão, eles contam com o apoio fundamental da família.

Quando o estudante Gabriel Porto, 16 anos, resolveu se candidatar a uma das vagas do Parlamento Jovem, ele recebeu mais que imediatamente o impulso da família que já conhecia o projeto. A motivação foi tanta que os pais, Rose Porto e Julio Porto, ajudaram o filho a elaborar o projeto que concorreu a uma das vagas.

“Sem o apoio deles, eu não estaria aqui. A ideia do projeto surgiu em conjunto com toda a família”, conta Gabriel, que é autor da proposição que visa desenvolver um trabalho de captação de dependentes químicos para tratamento.

Rose e Julio ressaltam que estão atentos ao funcionamento do programa Parlamento Jovem e pretendem auxiliar o filho em seu mandato. “É uma experiência nova tanto para nós quanto para ele e tenho certeza que só tem a acrescentar no desenvolvimento pessoal e profissional dele”, destaca a mãe. “Espero que este projeto renda frutos, principalmente de uma nova consciência política“, completa o pai.

Deborah Covre Simão, 15 anos, foi eleita suplente no Parlamento Jovem e, sempre que é possível, conta com a ajuda da mãe, Marilda Martim, nas decisões. “É bom sentir o apoio da família quando me interesso por alguma coisa. Foi assim quando resolvi me candidatar à deputada estudante”, explica a jovem. Para ela, o interesse da mãe pelo programa do Legislativo tem sido fundamental. “Isso traz nós duas para a mesma realidade, facilita e torna as discussões positivas”, afirma.

“Esse programa permite a inclusão da Deborah nas discussões políticas da sua cidade, do seu país. Isso é muito importante para um jovem que tem parcela de responsabilidade no futuro do Brasil”, assegura Marilda.

Os novos deputados estudantes já concluíram o curso de capacitação, no qual, por uma semana, receberam orientações sobre o funcionamento do Legislativo Estadual. Eles serão diplomados e empossados no próximo dia 24 de maio, às 14h, na Assembleia Legislativa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.