Assembleia promove Dia de Combate ao Câncer nesta terça-feira

Imagem: Servidores poderão fazer exames preventivos gratuitos durante todo o dia na Assembleia.
Servidores poderão fazer exames preventivos gratuitos durante todo o dia na Assembleia.
21/05/2012 - 15:34 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (22/5) o Dia de Conscientização de Combate ao Câncer. A iniciativa da Diretoria de Saúde da Casa de Leis prevê uma programação com palestras, estandes informativos e exames gratuitos.

A partir das 8h, o diretor geral do Hospital do Câncer da Capital, médico oncologista Adalberto Siufi, aborda o tratamento, prevenção e diagnóstico dos vários tipos de câncer. A tarde, às 14h, é a vez da médica Rosana Jordana destacar as causas e peculiaridades do câncer bucal.

Durante todo o dia, estarão expostos no saguão da Casa de Leis estandes com informações sobre os fatores desencadeantes de doenças cancerígenas. Os servidores receberão orientações sobre alimentação, atividades físicas, tabagismo, álcool e problemas de estresse. Fisioterapeutas e fonoaudiólogos explicarão o processo de reabilitação em casos específicos de câncer.

Os servidores contarão ainda com os serviços do ‘Ônibus da Saúde’ da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul), que disponibilizará atendimento durante à tarde no estacionamento da Assembleia.

O ‘Ônibus da Saúde’ é considerado a maior estrutura de tratamento em prevenção ao câncer do país. É composto por sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias.

Pela manhã, as servidoras poderão conferir se a saúde está em dia por meio dos serviços do ônibus da ONG Onça Pintada, que atende mulheres para exames da mama.

Dados - Em abril, o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), do Ministério da Saúde, divulgou a publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil. O estudo, que serve para orientar as políticas públicas para o setor, aponta uma estimativa de 520 mil casos novos da doença para este ano. Sete novas localizações de câncer entraram no ranking dos tumores mais frequentes responsáveis por vitimar pessoas no país.

De acordo com a pesquisa, os tipos mais incidentes nas regiões brasileiras se referem ao cânceres de pele não melanoma, próstata, mama e pulmão. Entre o sexo masculino o câncer de próstata permanecerá como o mais comum, seguido pelo de pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, laringe e bexiga. Já nas mulheres, a glândula tireoide, de modo inédito, aparece no quinto lugar geral, atrás do câncer de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto. Na sequência, vêm os tumores de pulmão, estômago e ovário.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.