Deputado Junior Mochi propõe Dia Estadual do Assistente Social

Imagem: Mochi destaca importância dos profissionais da Assistência Social para o País.
Mochi destaca importância dos profissionais da Assistência Social para o País.
29/05/2012 - 13:30 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Um projeto de lei, apresentado nesta terça-feira (29/5), pelo deputado estadual Junior Mochi (PMDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, insere no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Dia Estadual do Assistente Social. Com a proposta, a data passa a ser comemorada todo dia 15 de maio.

Segundo o autor, a comemoração é importante “porque vivemos um processo contemporâneo de reorganização, racionalização e ampliação de políticas sociais públicas que conformam hoje uma rede de proteção social no país nunca antes consolidada”.

Mochi explica que os assistentes sociais executam suas atribuições com um ensejo claro que é a conquista de uma sociedade justa, formada por homens e mulheres completos, construída como manifestação não só de resistência às formas de violência, de ataque à dignidade humana, mas de consolidação dos direitos sociais.

No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja. E desse modo, gestada no seio da prática da “Ação Social Católica”, no Brasil a profissão cresceu sob liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua “Doutrina Social”.

Após 70 anos de existência e 50 anos de regulamentação no País, ressalta o parlamentar, o Serviço Social identifica-se como a profissão cujos profissionais combatem, por ofício e por decisão ético-política, todas as formas de violação de direitos, discriminação e subalternidade.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.