Deputado propõe Semana Estadual dos Povos Indígenas

Imagem: Laerte Tetila quer garantir o reconhecimento e a preservação cultura indígena por meio do projeto.
Laerte Tetila quer garantir o reconhecimento e a preservação cultura indígena por meio do projeto.
03/07/2012 - 15:20 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

A Semana Estadual dos Povos Indígenas poderá ser instituída em Mato Grosso do Sul. A proposta é do deputado Laerte Tetila, vice-líder do PT, por meio do PL (Projeto de Lei) 105/12, que também pretende divulgar, resgatar e preservar a cultura das comunidades indígenas do Estado.

De acordo com a proposta, a Semana Estadual dos Povos Indígenas será comemorada anualmente, no mês de abril, de modo a coincidir com o dia 19 de abril, data que oficialmente é celebrado o Dia Nacional do Índio.

Durante a semana, deverão ser organizadas atividades a cargo das entidades representativas da comunidade indígena e organizações não-governamentais vinculadas à causa indígena, com apoio do Conselho Estadual dos Povos Indígenas e da Secretaria de Estado de Governo.

A proposta ainda inclui a Semana Estadual dos Povos Indígenas no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Segundo dados do Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena entre os estados brasileiros, com 73.295 habitantes.


“A herança dos povos indígenas foi decisiva para que o Brasil se tornasse o país multicultural e multirracial dos dias de hoje. O projeto de lei tem por objetivo homenagear e valorizar os povos indígenas e reconhecer a sua contribuição à formação sócio-cultural do Estado e do Brasil”, afirma Tetila.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.