Saúde do homem é tema de ação social na Casa de Leis

Imagem: Poucos homens são acostumados a realizar exames preventivos, o que leva a um alto índice de mortalidade.
Poucos homens são acostumados a realizar exames preventivos, o que leva a um alto índice de mortalidade.
07/08/2012 - 16:21 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

O Centro de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove na próxima quinta-feira (9/8) uma ação social para chamar a atenção aos cuidados da saúde masculina. Servidores da Casa de Leis receberão planfletos disponibilizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) com o objetivo de sensibilizar homens e suas famílias para a importância do autocuidado e hábitos saudáveis.

A ação faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada pelo Ministério da Saúde em 2009. A partir do programa, cada estado desenvolve atividades informativas, educativas e comunicativas com o intuito de estimular os homens a buscarem cuidados médicos.

Segundo o Ministério da Saúde, existe um alto índice de mortalidade entre os homens em praticamente todos os ciclos de vida. A cada três mortes de pessoas adultas no país, atualmente, duas são de homens entre 20 e 59 anos. Isso é ainda mais alarmante, quando relacionado aos jovens. Na faixa etária dos 20 aos 30 anos o risco de morte é 80% maior do que as mulheres.

A diretora de Saúde e Assistência Social da Assembleia, Fabrícia Rezende de Rezende, explica que os números refletem a maior resistência dos homens em procurar atendimento médico e a despreocupação deles para atitudes preventivas. “Eles só vão ao médico quando já estão doentes e evitam exames preventivos e o check up. Os homens, por exemplo, não vão ao urologista como as mulheres vão ao ginecologista”, constata.

Estudos apontam que os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada e maior tendência à obesidade.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.