Doadores de medula óssea são beneficiados por lei em MS

Imagem: Segundo Rinaldo, intenção é estimular ainda mais as doações de medula óssea.
Segundo Rinaldo, intenção é estimular ainda mais as doações de medula óssea.
09/08/2012 - 08:01 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos (PMDB), promulgou nesta quinta-feira (9/8), a lei 4.238, estendendo aos doadores de medula óssea os mesmos benefícios concedidos por lei a doadores voluntários de sangue.

A lei 3.844, criada em 2010, beneficia apenas doadores de sangue com prioridade em filas de bancos e desconto de 50% em casas de diversões ou estabelecimentos que realizam espetáculos. Agora, com a nova lei, de autoria do deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), os doadores de medula óssea passam a usufruir das mesmas vantagens.

Segundo a nova norma, serão beneficiadas as pessoas que doam regularmente sangue ou medula devidamente cadastradas nos homocentros e nos bancos de sangue e medula óssea dos hospitais do Estado com identificação oficial expedida pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

“A intenção é estimular ainda mais as doações de medula óssea, visto que há significativa carência no que tange aos números de doadores”, ressalta Rinaldo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.