Projeto inclui ensino de direitos do trabalho em cursos técnicos

Imagem: Tetila ressalta que proposta se baseia em mudança feita pelo Ministério da Educação no currículo do ensino médio.
Tetila ressalta que proposta se baseia em mudança feita pelo Ministério da Educação no currículo do ensino médio.
24/08/2012 - 09:30 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

A disciplina sobre noções básicas de direito do trabalho poderá fazer parte do currículo de escolas de ensino técnico das redes pública e privada. A proposta consta no projeto de lei apresentado nesta semana, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Laerte Tetila, vice-líder do PT.

O autor da matéria ressalta que o direito ao trabalho e à informação são essenciais para os cidadãos, principalmente para quem estuda em escolas técnicas que preparam exclusivamente ao ingresso no mercado de trabalho. “A importância do trabalho vai muito além das necessidades do capital, pois também envolve as necessidades humanas individuais. Produzem bens individuais e coletivos, os quais promovem o desenvolvimento pessoal, familiar e de uma nação”, cita.

A proposta, segundo Tetila, é baseada em uma mudança feita pelo Ministério da Educação, em 2009, na qual dá liberdade aos alunos do ensino médio de escolherem 20% das disciplinas, em consonância com os desafios que os jovens deverão enfrentar no mercado de trabalho.

“A partir desse projeto, os jovens inseridos no mercado de trabalho terão as noções necessárias para exercitarem seus status de cidadãos, uma vez que estarão melhor preparados para exigir seus direitos e cumprir seus deveres”, acrescentou o parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.