Detran/MS lança Semana Nacional do Trânsito na Assembleia

Imagem: Solenidade de abertura da semana será na terça-feira na ALMS.
Solenidade de abertura da semana será na terça-feira na ALMS.
14/09/2012 - 12:51 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Preservação de vidas no trânsito e paz social são temas de destaque na agenda do Legislativo, entre os dias 17 e 23 de setembro. Com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”, o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) lança na terça-feira (18/9), na Assembleia Legislativa, a Semana Nacional do Trânsito. O evento abre uma série de debates e eventos que têm como principal objetivo conscientizar jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável ao risco de acidentes de trânsito.

A solenidade de abertura começa a partir das 7h30 no plenário Júlio Maia e terá a presença do governador André Puccinelli (PMDB). Durante a manhã serão ministradas palestras com autoridades de trânsito, entre eles o diretor-presidente do Detran/MS, Carlos Henrique Santos Pereira, a coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), professora doutora Maria Cristina Alcântara Andrade Hoffman, o sociólogo e professor Paulo Cabral, o diretor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade, o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), tenente coronel Alírio Vilassanti Romero, e a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS, Elizabeth Félix da Silva.

Às 14h30, os deputados que integram a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) se reúnem no plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa, para analisar e votar a pauta de projetos da semana.

Na quarta-feira (19/9), o destaque é a celebração do Dia Estadual da Paz e o Prêmio da Cultura da Paz em uma solenidade, às 19h, no plenário do Legislativo. O evento é proposto pelo deputado Laerte Tetila (PT), autor da lei 4.034, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia da Paz em Mato Grosso do Sul. Em meio a tantos casos de violência, a data, segundo o parlamentar, vem discutir as consequências positivas que a paz e a conciliação trazem para a sociedade sul-mato-grossense e sua importância social, econômica, educativa e espiritual. O prêmio, também instituído pelo parlamentar, será concedido a cidadãos e entidades que tenham contribuído para a cultura da paz.

Na quinta-feira, das 15h às 17h30, haverá encontro dos membros do CEC/MS (Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul). É a 48ª reunião do grupo, que conta com o apoio do deputado Felipe Orro (PDT).

Nos dias 20 e 21, o Legislativo Estadual sedia a 5ª edição do Congresso de Direito Público e o Procurador do Estado. O evento, que será aberto na quinta-feira, às 19h, é promovido pela Aprems (Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul), com o propósito de divulgar a carreira de Procurador do Estado e atualizar a comunidade jurídica, por meio de palestras e debates.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.