Assembleia sediará 1º Seminário de Justiça Terapêutica

Imagem: Serão três dias de palestras e debates sobre o combate às drogas e à dependência química.
Serão três dias de palestras e debates sobre o combate às drogas e à dependência química.
26/10/2012 - 10:22 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Com temas polêmicos e presenças ilustres, o 1º Seminário de Justiça Terapêutica do Mato Grosso do Sul é o destaque da próxima semana na Assembleia Legislativa. Entre os dias 29 e 31, representantes das áreas jurídica, educacional e de saúde irão debater drogas, internações de dependentes químicos e soluções político-sociais.

A abertura do evento será na segunda-feira (29/10), às 19h, em uma solenidade conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB). Em seguida, o procurador de Justiça e presidente da Associação Nacional de Justiça Terapêutica, Ricardo de Oliveira Silva, abre a programação de palestras.

Às 21h, é a vez do psiquiatra forense e avaliador de sanidade mental, Hewdey Lobo, falar sobre o tema “Diálogo Justiça X Saúde: A Clínica do Possível.

Na terça-feira (30/10), a programação tem início às 18h20 com a palestra “Internação Compulsória e Aspectos Jurídicos Correlatos”, ministrada por Odilon de Oliveira, juiz federal da Vara de Lavagem de Dinheiro e Crimes Financeiros. Às 19h40, o presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência de Portugal, João Goulão, retoma o tema “Diálogo Justiça X Saúde: a Clínica do Possível". O jornalista Denis Burgiermen Russo, autor do livro O Fim da Guerra, encerra o segundo dia do encontro com a palestra “A Experiência das Políticas Públicas em Outros Países”.

No terceiro e último dia de programação, a rodada de palestras começa às 18h20 com o juiz de Vara de Execuções de Penas Alternativas de Pernambuco, Flávio Fontes, que explicará os desafios da Justiça Terapêutica. O tema "Atenção à Adolescência em Situação de Risco" será abordado logo em seguida, às 19h40, pelo promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Sérgio Harfouche. Infância e Juventude também será assunto da palestra do desembargador Joenildo Chaves, do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Os interessados em participar do seminário deverão entrar em contato pelo telefone (67) 3382-7399.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.