Debates polêmicos e homenagens estão na agenda da semana

Imagem: Programação da próxima semana na AL se concentra propriamente na segunda-feira e na terça.
Programação da próxima semana na AL se concentra propriamente na segunda-feira e na terça.
09/11/2012 - 08:09 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

A semana entre os dias 12 e 16 de novembro tem início com a penúltima sessão dos deputados estudantes que integram a 3ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira. Na reunião, às 8h, os parlamentares irão apresentar propostas e indicações, além de debater temas da atualidade e eventos que ocorreram no decorrer dos últimos meses.

No período da tarde, a partir das 14h, o assunto na Casa de Leis será o entrave entre índios da etnia kaiowá-guarani e proprietários rurais em decorrência da luta por terras. Pelo menos 40 pessoas, entre deputados estaduais, federais, senadores e órgãos federais e entidades da sociedade civil, irão se reunir na sala da Presidência para buscar uma solução para os conflitos agrários. Uma das propostas que deve ser apresentada durante o encontro será a criação de um Fórum para auxiliar o governo federal a propor alternativas e sugestões na tentativa de resolver um dos problemas fundiários considerados mais graves do País.

As discussões serão intermediadas pela Assembleia Legislativa. A reunião deverá contar com representantes do Governo do Estado, do MPF (Ministério Público Federal), MPE (Ministério Público Estadual), Funai (Fundação Nacional do Índio), OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional MS), Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), da Arquidiocese de Campo Grande e da Justiça Federal.

Ainda na segunda-feira, às 19h, uma solenidade de homenagens irá marcar o Dia do Laçador. Proposta pelo deputado Marcio Fernandes, líder do governo na ALMS, a sessão especial prestará honrarias ao deputado federal Edson Giroto (PMDB), à diretora-presidente da Iagro (Agência Nacional de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal), Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo, e ao médico veterinário Rafael Alves Cordeiro, o Fael, que ficou conhecido em todo o Brasil ao se tornar o ganhador do último reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo.

Na terça-feira, o legislativo estadual recebe a visita da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Violência Contra a Mulher. Com a presença da senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da comissão, será promovida às 13h30 uma audiência pública para ouvir gestores públicos, representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, movimentos sociais e sociedade civil sobre a situação do atendimento às mulheres vítimas de violência em Mato Grosso do Sul. O evento é proposto pelos deputados Pedro Kemp e Laerte Tetila, respectivamente líder e vice-líder do PT.

A partir das 14h, os deputados integrantes da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa se reúnem no plenarinho Nelito Câmara para discutir os projetos em tramitação na Casa de Leis.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.