Índios alertam sobre risco de conflito armado no Estado

Imagem: Para o índio terena Danilo, há a necessidade de alterar a Constituição Federal para permitir à União a compra de terras.
Para o índio terena Danilo, há a necessidade de alterar a Constituição Federal para permitir à União a compra de terras.
13/11/2012 - 12:29 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Presidente da Associação Estadual dos Direitos Indígenas de Mato Grosso do Sul, o índio terena Danilo de Oliveira fez um alerta nesta terça-feira (12/11), na Assembleia Legislativa, sobre a possibilidade de um conflito armado entre produtores e índios.

Segundo ele, alguns índios estariam comprando armamento pesado no Paraguai para se preparar para o embate.

Danilo disse ainda existir a necessidade de alterar a Constituição Federal para permitir a compra de terras pela União para a questão fundiária indígena.

O índio Terena Rubens Ferreira de Oliveira foi outro a fazer na Assembleia um alerta sobre o risco de embate. “Já morreu muita gente”, disse.

Eles usaram a tribuna após solicitação do deputado Zé Teixeira (DEM).

Fazendeiro – Proprietário de uma fazenda ao lado da aldeia Buriti, em Sidrolândia, Ricardo Bacha fez um apelo para que a Polícia Federal investigue as denúncias de que os índios estão com armamento pesado vindo do Paraguai.

“Todos os dias há ameaças de invasão e morte na região”, afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.