Campanha contra violência doméstica será lançada na ALMS

Imagem: Assembleia Legislativa sediará lançamento de campanha nacional.
Assembleia Legislativa sediará lançamento de campanha nacional.
30/11/2012 - 19:00 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Na próxima sexta-feira (7/11), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sediará o lançamento da campanha nacional "Compromisso e Atitude", contra o homicídio de mulheres e a violência doméstica. A agenda do Legislativo inclui também homenagens e a última sessão da 3ª edição do Parlamento Jovem.

O lançamento da campanha "Compromisso e Atitude” terá início às 7h e deverá seguir durante todo o dia na Assembleia, com painéis e palestras sobre o tema “violência doméstica”. Promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em parceria com a SPM (Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres), o evento contará com autoridades e representantes de entidades que atuam na área.

O objetivo da campanha é unir esforços para divulgar os instrumentos jurídicos e as estruturas do Poder Público, destinados a prevenir e punir a violência contra a mulher e, dessa forma, reduzir a incidência desse tipo de crime.

Mato Grosso do Sul é um dos cinco estados brasileiros escolhidos para sediar o lançamento regional da campanha. Os estados, incluindo Pará, Espírito Santo e Alagoas foram eleitos por registrarem os maiores índices de violência contra a mulher, segundo estudo feito pelo Instituto Sangari. De acordo com a pesquisa, a taxa de homicídio em MS é de 6 para cada 100 mil mulheres.

Antes, na terça feira (4/11), acontece no plenarinho Nelito Câmara a reunião ordinária da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). A partir das 15h, os deputados irão analisar e votar os projetos em tramitação na Casa de Leis.

Também na terça, às 20h, a deputada Dione Hashioka (PSDB) promove sessão solene para entrega de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e Comenda de Mérito Legislativo. Serão homenageados o odontólogo Inácio Guitte Melges, atual presidente da Aore/MS (Associação dos Oficiais da Reserva do Exército no Estado de Mato Grosso do Sul), e Benedito Silveira Coutinho, proprietário da Usina Santa Helena, em Nova Andradina, responsável pela produção de aproximadamente 180.000.000 litros de álcool por ano e que, atualmente, gera 1,8 mil empregos diretos e 3,5 mil indiretos.

Na quarta-feira, uma solenidade proposta pelos deputados Junior Mochi e Eduardo Rocha, ambos do PMDB, irá homenagear personalidades que se destacaram com trabalhos relevantes em Mato Grosso do Sul. Na lista de homenageados de Mochi, com o Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense, está a jornalista Cláudia Gaigher Bucker. Natural de Cachoeiro de Itapemirim (ES), ela trabalha na TV Morena, afiliada da Rede Globo, sendo reconhecida em todo o Brasil por grandes reportagens que lhe renderam inúmeros prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Ethos (2005) e Premio Ayrton Senna de Jornalismo (2006 e 2010).

O empresário Sidnei Rodrigues de Matos, proprietário da Master Motos, também recebe das mãos de Junior Mochi o título. Ele nasceu em General Salgado (SP) e é líder de um grupo empresarial que, além da Master Motos, reúne duas lojas de materiais de construção e investimentos no agronegócio, garantindo o sustento de cerca de 250 famílias, em Coxim e Porto Velho (RO). O líder do governo na AL ainda entregará a honraria ao diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Eduardo Santos Pereira.

Já o deputado Eduardo Rocha homenageia Luiz Eduardo Moreira Caio, presidente da fabricante brasileira de refrigeradores comerciais Metalfrio Solutions. Fundada em 1960 na cidade de Três Lagoas, a empresa é líder de mercado na América Latina e no Brasil, com uma capacidade de produção de 1,5 milhão de unidades por ano. Hoje, a companhia está presente em praticamente todos os continentes, com quatro unidades industriais estrategicamente localizadas (Brasil, México, Rússia e Turquia), produzindo equipamentos com a mais avançada tecnologia e com uma estrutura de distribuição global em mais de 80 países.

Quem também recebe homenagens é a empresária e pecuarista Ledir Garcia de Souza. Mineira de Tajubá, ela faz parte de uma das famílias mais tradicionais de Três Lagoas, que inclui Manoel Garcia de Souza, seu avô, presidente da Câmara do município na década de 50. Esposa do pecuarista de renome Cláudio Fernando Garcia de Souza, Ledir é conhecida por se dedicar a ações beneficentes e por organizar todos os anos leilões em prol do Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo.

Na agenda do Legislativo também está inclusa a última sessão dos deputados estudantes da 3ª edição do Parlamento Jovem. A reunião acontece na sexta, das 8h às 11h, no plenarinho Nelito Câmara.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.