Projeto prevê regras de segurança em piscinas de uso coletivo

Imagem: Deputado Picarelli diz que se as crianças continuam sendo vítimas de afogamento em piscinas é porque nelas falta segurança.
Deputado Picarelli diz que se as crianças continuam sendo vítimas de afogamento em piscinas é porque nelas falta segurança.
05/12/2012 - 15:19 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Dados do Ministério da Saúde revelam que, em média, seis crianças de até 14 anos morrem afogadas em atividades em piscinas no País. O número assustador motivou o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) a criar um projeto que estabelece normas de segurança e prevenção de acidentes em piscinas de uso coletivo em Mato Grosso do Sul.

Na proposta apresentada pelo parlamentar nesta quarta-feira (5/11), na Assembleia Legislativa, são dispostas medidas para piscinas de estabelecimentos públicos e particulares de ensino, clubes, sociedades recreativas, condomínios, hotéis, academias e demais locais que possuam piscinas de uso coletivo. Estes locais deverão, no horário de funcionamento da piscina, manter vigilância permanente de um salva-vidas trajado adequadamente, devidamente habilitado e autorizado pelo Corpo de Bombeiros

Em piscinas instaladas em estabelecimentos escolares públicos e privados, além da presença do salva-vidas, é obrigatória a presença de um monitor de recreação para supervisionar um grupo de, no máximo, três crianças.

Próximo às piscinas, o projeto determina que sejam mantidos equipamentos de segurança como boia com corda flutuante, gancho, bastão ou vara longos, cadeira de observação e estojos de primeiros socorros.

“Se as crianças continuam sendo vítimas de afogamento em piscinas é porque nelas falta segurança. A presente proposição vem de forma simples buscar uma alternativa para garantir proteção não só das crianças, mas também de adultos, principalmente em estabelecimentos públicos e privados”, afirma o parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.