Comissão ouve explicações sobre proliferação de moscas

Imagem: Comissão de Meio Ambiente ouve representantes de usina a respeito do problema.
Comissão de Meio Ambiente ouve representantes de usina a respeito do problema.
06/12/2012 - 10:30 Por: Marycleide Vasques    Foto: Marycleide Vasques

Após visita da Comissão do Meio Ambiente a propriedades rurais, em Nova Alvorada do Sul, para averiguação de denúncias sobre a proliferação da mosca do estábulo, o deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB), presidente da comissão, recebeu na terça-feira (4/12), na sala da presidência da Assembleia Legislativa, o superintendente da usina Santa Luzia, Newton Soares, e o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Valmir Viana, para ouvi-los a respeito do problema.

Apesar de o superintendente afirmar que a usina usa as melhores técnicas com todo o cuidado ao meio ambiente, caso seja comprovado que o empreendimento seja responsável pela proliferação do inseto, a diretoria está disposta a utilizar técnicas para solucionar a questão. Por isso eles já foram procurar a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“Firmamos um convênio com a Embrapa para que a instituição investigue, pesquise e conclua o que vem ocasionando a proliferação da mosca de estábulo. Nós utilizamos o mesmo método em todas as usinas“, disse Newton.

De acordo com Marcio Monteiro, o problema precisa ser sanado para não prejudicar as atividades econômicas da região. “Como o inseto é hematófago é preciso resolver logo esse problema. A mosca não só suga o sangue como também causa agrupamento dos animais impedindo que eles se alimentem, causando a fraqueza e até a morte”, frisou o parlamentar.

Em 2009 foi detectada, pela primeira vez, a mosca do estábulo no Estado. Na ocasião a Embrapa acompanhou o surto do inseto na região de Angélica.

A reunião na presidência foi a continuidade da visita feita pela comissão no dia 22 de novembro em Nova Alvorada para averiguar denúncias de proliferação da mosca do estábulo, feita pelo Sindicato Rural do município á comissão.

Participaram da reunião o deputado estadual Felipe Orro (PDT) e o prefeito eleito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto (PSDB).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.