Dia do Desafio e Semana da Saúde movimentaram servidores

Imagem: No dia 30 de maio, servidores da Assembleia Legislativa participaram do Dia do Desafio, campanha de incentivo à prática de exercícios.
No dia 30 de maio, servidores da Assembleia Legislativa participaram do Dia do Desafio, campanha de incentivo à prática de exercícios.
18/12/2012 - 15:40 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

O Centro de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul colocou os servidores para se movimentar neste ano, com programações que os incentivaram à prática regular de atividades físicas, doação de sangue para repor o estoque do Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de MS), oferecimento de cursos de prevenção a acidentes de trabalho e até a garantia de análises clínicas para uma melhor qualidade de vida.

Em março, as servidoras do Legislativo participaram de bate-papo com profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia. Elas fizeram exercícios de ginástica facial para evitar rugas, receberam dicas para amenizar dores na coluna e aprenderam a usar a música como alternativa para manter a saúde mental.

No dia 30 de maio aconteceu no saguão da Casa de Leis o Dia do Desafio, campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Alguns servidores dividiram um momento de descontração e fizeram ginástica laboral.

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolveram em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Em Mato Grosso do Sul, participaram do evento: Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

Prevenção - Antes do recesso de fim de ano, em julho, servidores do Centro de Saúde da Assembleia passaram pelo curso de prevenção a acidentes de trabalho, com palestras a respeito do uso de equipamentos de proteção individual e sobre as atitudes a tomar em caso de incêndio. O curso sobre acidentes de trabalho prosseguiu em setembro.

Conforme Fabrícia Rezende de Rezende, diretora do Centro de Saúde da Casa, o objetivo do curso foi capacitar os funcionários do órgão para lidar com variados tipos de situação que envolvem o tema. Foram oferecidas palestras sobre “Cuidados com a audição e a fala no ambiente de trabalho”, “Teórico – Prático: Ergonomia” e “Prático: Biossegurança no atendimento odontológico – Simulação de atendimento”.

Em 7 de agosto, foi promovida uma ação social para chamar a atenção aos cuidados da saúde masculina. Os servidores receberam panfletos disponibilizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) com o objetivo de sensibilizar homens e suas famílias para a importância do autocuidado e hábitos saudáveis. A ação integrou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada pelo Ministério da Saúde em 2009.

Já no início de novembro, os servidores puderam doar sangue no ônibus do Hemosul, no estacionamento antigo da Casa. O projeto na Assembleia teve início em 1995 e neste ano foram arrecadadas 45 bolsas de sangue. A doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea são feitos uma vez por ano, sempre em novembro, mês que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro).

Semana da Saúde - Entre os dias 20 e 23 de novembro aconteceu a Semana da Saúde na Assembleia Legislativa, com estandes variados, esclarecimentos e aferição de pressão e glicemia. Os servidores tiveram a oportunidade de passar por análises clínicas e receber dicas para ter uma melhor qualidade de vida. Tudo de graça.

Para Fabrícia, neste ano o Centro de Saúde da Casa de Leis deu um grande salto. “Podemos dividir o ano em duas fases: atividades de formação e atividades a ações preventivas. Temos trabalhado com prevenção, levando informações aos servidores públicos para que não adoeçam, mas cuidem de sua saúde antes que fiquem doentes”.

A diretora do Centro de Saúde enaltece o apoio da 1ª Secretaria da Assembleia, comandada pelo deputado Paulo Corrêa (PR). “A atual Mesa Diretora trabalhou muito a formação dos servidores que trabalham no centro. Por isso formamos várias equipes”, frisa Fabrícia, destacando o curso de 350 horas de capacitação de ASB (Auxiliar de Saúde Bucal) às atendentes de dentista, feito pela ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas). Elas passaram de técnicas a profissionais.

Rezende também enfoca que a Mesa Diretora passou a investir mais no ser humano em 2012. “Foi um investimento diferente. Isso propiciou o amadurecimento dos servidores para práticas simples. O oferecimento da ginástica laboral nos gabinetes colaborou para que os servidores buscassem nossos serviços. Antes a gente é que tinha que ir de gabinete em gabinete falar sobre as ações desenvolvidas pelo centro, pedir para que eles buscassem nossos serviços”.

“Para o ano que vem, a Casa de Saúde pretende continuar com os cursos de praxe, bem como formar uma turma com mais de dez alunos para que seja oferecido novamente o curso antitabagismo, que não foi oferecido neste ano pela quantidade de alunos matriculados, apenas oito [de acordo com norma do Ministério da Saúde ele só pode ser oferecido a uma turma de, no mínimo, dez participantes]”, explica Fabrícia, citando que o Centro de Saúde está prestes a adquirir seu certificado de vigilância sanitária da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para que atenda as normas de saúde.

Os atendimentos aos servidores no centro serão retomados a partir do próximo dia 4 de fevereiro, segundo Fabrícia. O Centro de Saúde da Assembleia Legislativa de MS fica na rua Boipeva, 184, bairro Carandá Bosque I, Campo Grande.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.