Momentos memoráveis foram promovidos em sessões especiais

Imagem: Lançamento da Campanha da Fraternidade marcou a primeira sessão solene deste ano na ALMS.
Lançamento da Campanha da Fraternidade marcou a primeira sessão solene deste ano na ALMS.
20/12/2012 - 16:39 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Em 2012, a Assembleia Legislativa viveu momentos memoráveis por meio de solenidades especiais. Foram mais de 20 cerimônias, entre homenagens, entregas de títulos e comendas, comemorações culturais e lançamentos de livros.

A primeira sessão solene foi marcada pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2012. Neste ano, o tema escolhido para a 49ª Campanha da Fraternidade, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), foi Saúde Pública. Em Mato Grosso do Sul, a campanha foi lançada na Assembleia Legislativa com o objetivo de sensibilizar sobre a situação das pessoas que enfrentam longas filas de atendimento e falta de vagas em hospitais públicos do País. Na ocasião, o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara, destacou o desafio do tratamento de usuários de drogas e a questão da violência doméstica que atingem a saúde pública. Ele ressaltou ainda a importância da lei aprovada pela Assembleia, que altera o FIS (Fundo de Investimento Social), possibilitando o incremento de recursos na área da saúde.

Datas importantes foram lembradas no Legislativo. Na sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher, foram homenageadas personalidades marcantes do Estado. Na ocasião também foi recordada a trajetória da ex-deputada estadual Celina Jallad, que faleceu no dia 28 de fevereiro do ano passado. Celina era conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Por proposição do deputado estadual Felipe Orro (PDT), o Dia do Trabalhador não passou em branco na Assembleia. Com o auditório lotado, os deputados estaduais outorgaram a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul a 24 pessoas, entre profissionais liberais, empregados dos setores público e privado, lideranças sindicais e empreendedores com ações comprovadas na geração de emprego e melhoria das condições de trabalho.

Em uma solenidade especial, os deputados Marquinhos Trad (PMDB) e Zé Teixeira (DEM) celebraram em abril o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No evento, representantes da AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista) chamaram a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce da disfunção que costuma afetar a capacidade da pessoa em se comunicar, compreender e falar. A AMA, única entidade que atende pessoas autistas no Estado, ressaltou que o diagnóstico tardio pode comprometer o tratamento.

A cultura e a tradição de povos estrangeiros foram prestigiadas em sessões solenes na Casa de Leis. Em comemoração ao Dia da Comunidade Libanesa, os deputados estaduais Marquinhos Trad e o presidente da Casa de Leis, Jerson Domingos (PMDB), outorgaram o prêmio “Independência do Líbano”, destinado a homenagear autoridades que, em razão de seu trabalho, se destacam no cenário político, econômico e cultural de Mato Grosso do Sul. Em 2012, o Líbano completou em novembro o 69º aniversário de sua independência. No Mato Grosso do Sul os libaneses chegaram há pelo menos um século e são um dos povos mais importantes no desenvolvimento local em destaque para a área comercial, criação de hospitais, templos religiosos e associações agremiativas.

Os 104 anos da imigração japonesa no Brasil e o Dia da Comunidade Japonesa tiveram destaque merecido na agenda da Assembleia. Uma solenidade promovida pela deputada Dione Hashioka (PSDB) homenageou personalidades da comunidade japonesa que ajudaram a construir a história do Brasil e Mato Grosso do Sul, Estado que concentra a terceira maior colônia japonesa do País.

Literatura - Em 2012, a Assembleia também reservou espaço especial à literatura . Intitulado “O que a vida fez de mim", o livro escrito pela professora e dona de casa Ítala Mandetta Maksoud, de 79 anos, foi prestigiado por autoridades, familiares e amigos em seu lançamento durante solenidade na Casa de Leis, proposta pelo deputado Marquinhos Trad. A obra, baseada em sua trajetória de vida, conta o fato mais marcante na vida da autora: a perda do único filho homem, o advogado William Maksoud Filho, assassinado em 2006.

O lançamento do livro “Mato Grosso do Sul, em Frente e Verso, em Prosa e Poesia” foi recebido com entusiasmo por autoridades, educadores e historiadores em uma solenidade especial promovida pelo deputado Junior Mochi (PMDB). A obra escrita pela professora Sandra Andrade em parceria com o artista plástico Lelo relata a história de Mato Grosso do Sul desde a invasão europeia no Brasil até os dias atuais por meio de textos em prosa e poesia emoldurados por imagens.

Durante todo o ano, sessões solenes para entrega de Medalhas do Mérito Legislativo e Títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossenses exaltaram diversas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Em uma delas, a homenagem foi dedicada a pessoas que se destacam pelo trabalho em prol da cultura da paz, como parte das celebrações do Dia Estadual da Cultura da Paz. O evento teve como proponente o deputado estadual Laerte Tetila (PT).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.