Medalha Conceição dos Bugres homenageará artesãos

Imagem: Deputado Marcio Monteiro é autor do projeto de resolução que cria Medalha Conceição dos Bugres.
Deputado Marcio Monteiro é autor do projeto de resolução que cria Medalha Conceição dos Bugres.
19/02/2013 - 15:55 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Com o objetivo de homenagear pessoas e associações que se destacam no artesanato de Mato Grosso do Sul, o deputado Marcio Monteiro (PSDB) apresentou um projeto de resolução na sessão desta terça-feira (19/2), instituindo a Medalha “Conceição dos Bugres”.

Conforme Monteiro, os deputados escolherão uma pessoa ou uma associação a ser agraciada com a medalha, que deverá ser entregue, anualmente, no transcurso da Semana Estadual do Artesanato, em sessão solene.

Conceição Freitas da Silva, a Conceição dos Bugres, nasceu no Rio Grande do Sul, na localidade de Povinho de Santiago, no dia 8 de dezembro de 1914. Aos 6 anos se mudou para Mato Grosso do Sul e aqui ficou, morando em Campo Grande desde 1957.

Criou o protótipo “O Bugre”, esculpido em madeira com golpes secos e retos de facão e recoberto com cera de abelhas, os cabelos e os detalhes do rosto foram feitos inicialmente com carvão e logo substituído por tinta preta. Depois de sua morte em 1984, o trabalho continuou sendo realizado por seu marido, filho e atualmente pelo neto Mariano.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.