Escola do Legislativo abre programação com curso ao servidor

Imagem: Funcionários da Casa de Leis e de outros órgãos participam de curso ministrado por professora doutora.
Funcionários da Casa de Leis e de outros órgãos participam de curso ministrado por professora doutora.
01/03/2013 - 10:43 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

Depois da Acolhida 2013, que recebeu os servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com culto ecumênico e palestras motivacionais, a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet abriu a programação de capacitações do ano com o curso de Redação Oficial e Expressões Linguísticas, na tarde dessa quinta-feira (28/2). “As inscrições superaram, e muito, as nossas expectativas mais otimistas”, afirmou a diretora da Escola do Legislativo, professora Clarice Maciel Sousa Chaves.

De acordo com Clarice, além dos funcionários da Casa de Leis, servidores do TCE (Tribunal de Contas do Estado), TJMS (Tribunal de Justiça), Defensoria Pública, Escola de Governo e da Câmara Municipal de Campo Grande se inscreveram para participar. “Ficamos felizes com a receptividade e a procura também por parte dos órgãos parceiros, o que nos motiva ainda mais a qualificar nosso trabalho e a levar conhecimento aos servidores”, disse. O segundo módulo do curso – Técnicas e Procedimentos Legislativos – será ministrado nos dias 9 e 10 de maio.

Na avaliação da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis, que abriu a capacitação, servidores mais competentes e qualificados podem atender melhor cada cidadão que vem à Assembleia Legislativa. “É uma iniciativa muito importante e percebemos que há a necessidade do aperfeiçoamento nesse diferencial que é a escrita”, frisou.

Para Mara Caseiro, as capacitações contribuem para a evolução profissional dos funcionários, que executam melhor suas funções e, consequentemente, prestam serviços com mais qualidade à população.

O coordenador de comissões técnicas da Assembleia, Félix Nazário Portela, destaca a importância da constante atualização: "No meu dia a dia, trabalho com vários processos que envolvem o aprimoramento das técnicas de redação. O curso mostrou-se bastante proveitoso”.

A assessora da corregedoria da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Tatiane Urzedo, aprovou o ritmo da aula ministrada pela professora doutora Arlinda Cantero Dorsa. "O diálogo fluiu. O curso de redação está voltado para o aspecto prático e é bem o que precisamos para usar no nosso dia a dia”, destacou.

Agenda - Ao longo do ano, a Escola do Legislativo também estará à frente de outros eventos, como a 9ª edição do Seminário de Vereadores, que reúne todos os anos representantes dos legislativos municipais na Assembleia Legislativa para ciclos de palestras e debates. A primeira atividade está agendada para dia 20 de março, às 14h, com palestra da consultora legislativa Cleide Lemos, do Senado Federal, sobre Lei Orgânica Municipal.

Já em abril, no dia 1º, será realizada a primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem. Os 48 deputados estudantes (24 titulares e 24 suplentes) assistirão a palestras sobre orçamento doméstico e familiar. “Será um ano intenso e com muitas atividades, graças ao estímulo e apoio da Mesa Diretora, que se dedica a abrir as portas do Parlamento para a comunidade”, analisa a professora Clarice.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.