Medalha Conceição dos Bugres homenageará artesãos de MS

Imagem: Bugres esculpidos em madeira com golpes secos e retos de facão e recobertos com cera de abelha.
Bugres esculpidos em madeira com golpes secos e retos de facão e recobertos com cera de abelha.
15/03/2013 - 10:10 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Divulgação

O artesão é aquele que produz objetos pertencentes à cultura. Tradicionalmente, o artesanato tem característica familiar, pois trabalha com os parentes em sua própria casa. Conhecendo o artesanato de um local é possível conhecer um pouco do povo e parte de sua história. Mato Grosso do Sul tem uma semana especial para homenagear essas pessoas que manifestam a cultura em sua arte e transmitem seus conhecimentos de geração em geração.

Por meio da Resolução 004/13, de autoria do deputado Marcio Monteiro (PSDB), o Poder Legislativo irá conceder a Medalha Conceição dos Bugres às pessoas e associações que se destacam no artesanato de Mato Grosso do Sul. A sessão solene para entrega da honraria será realizada na próxima terça-feira (19/3), a partir das 19h, no plenário Júlio Maia, com a participação do Coral da Assembleia.

Serão homenageados: Marcia Cristina de Souza Campos, Maria Cristina Orsi Casali do Amaral, Levi Batista do Nascimento, Marly Sehn, José Miguel Leite, Anelise Flausino Godoy, Lucinei dos Santos, Elizete Barros Vieira, Maura Ferreira da Silva, Ana Jordão, José Manoel da Silva, Idalina Simoneto, Fábio da Silva Leão, Mariano Antunes Cabral Silva, Sotera Sanches da Silva, Alceu Emídio Santana Piazer, Jane Clara Arguello, Isabelina Acosta Benevides, Josefa Marques Mazarão, Indiana Antunes Marques de Araújo, Beatriz de Fátima Soares, Elfia Silveira Nantes e Antônia Moraes da Conceição.

Também será prestada uma homenagem “in memoriam” aos artesões Virgulino de Oliveira França, Júlio César Nunes Ronsão e Joana Lourdes Avalhães Marçal. A medalha será entregue aos filhos deles.

Exposição - Para difundir as manifestações culturais sul-mato-grossenses, no Saguão Arte Mulher Nelly Martins serão apresentados vários objetos artesanais.

Serão expostos trabalhos em várias técnicas e modalidades, entre eles escultura em madeira, pintura em tecido, arte em cabaça, modelagem em argila, arte sacra e em cerâmica.

Conceição dos Bugres - Conceição Freitas da Silva, a Conceição dos Bugres, nasceu no Rio Grande do Sul, na localidade de Povinho de Santiago, no dia 8 de dezembro de 1914. Aos 6 anos se mudou para Mato Grosso do Sul e aqui ficou, morando em Campo Grande desde 1957.

Criou o principal artefato da iconografia de Mato Grosso do Sul, o Bugre, esculpido em madeira com golpes secos e retos de facão e recoberto com cera de abelhas, os cabelos e os detalhes do rosto foram feitos inicialmente com carvão e logo substituído por tinta preta.

Os descobridores e primeiros divulgadores de Conceição são o artista plástico Humberto Espíndola e a escritora, crítica de arte e produtora cultural, Aline Figueiredo, fundadores da AMA (Associação Mato-Grossense de Artes). Foram eles que deram sugestões estéticas e práticas para que a artista aprimorasse seus bugres.

Em seu livro Artes Plásticas no Centro-Oeste, publicado em 1979, Aline Figueiredo obteve uma entrevista com Conceição. A escultora dá a sua versão sobre os famosos bugres. “Um dia, me pus sentada embaixo de uma árvore. Perto de mim tinha uma cepa de mandioca. A cepa de mandioca tinha cara de gente. Pensei em fazer uma pessoa e fiz. Aí a mandioca foi secando e foi ficando parecida com uma cara de velha. Gostei muito, depois eu passei para a madeira.”

Depois de sua morte em 1984, o trabalho continuou sendo realizado por seu marido, filho e atualmente pelo neto Mariano.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.