Marcio Monteiro quer incentivar cultivo do bambu no Estado

Imagem: Para deputado, é imprescindível elaborar política de preservação destas espécies.
Para deputado, é imprescindível elaborar política de preservação destas espécies.
04/04/2013 - 11:56 Por: Marycleide Vasques    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB), presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, apresentou nesta quinta-feira (4/4), em sessão plenária, um projeto de lei que incentiva o manejo sustentado e o cultivo do bambu em Mato Grosso do Sul.

A proposta é incentivar a criação de florestas de bambus capazes de gerar emprego e créditos de carbono, além de possibilitar o aumento da renda de agricultores familiares e fortalecer a economia de pequenos municípios.

Para Marcio Monteiro é imprescindível elaborar uma política de preservação, propagação e disponibilização destas espécies. “O bambu tem inúmeras utilidades, podendo ser usado na construção de móveis, fabricação de utensílios domésticos e de decoração, na confecção de tecidos, além de ser um excelente agente na contenção de encostas ameaçadas de erosão”.

O Brasil é um dos países com maior número de espécies nativas e área de florestas naturais de bambu. Essas espécies nativas, algumas até endêmicas, são na sua grande maioria desconhecidas.

Também é o único País da América a ter uma indústria de papel de bambu, com uma grande plantação no Estado do Maranhão.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.