Dia do povo paraguaio e Medalha Zilda Arns na agenda da AL

Imagem: Escola do Legislativo também promoverá segundo módulo do curso de Técnicas e Procedimentos Legislativos.
Escola do Legislativo também promoverá segundo módulo do curso de Técnicas e Procedimentos Legislativos.
10/05/2013 - 09:32 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A semana de 12 a 18 de maio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul será marcada por duas sessões solenes. O Dia do Povo Paraguaio será comemorado com homenagens a várias personalidades, entre elas o presidente Jerson Domingos (PMDB), o prefeito Alcides Bernal e o ex-governador Wilson Barbosa Martins. Os deputados também farão a entrega da Medalha Zilda Arns às pessoas e organizações que se destacam em projetos relevantes voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.

Logo na segunda-feira (13/5), será realizada a Santa Missa do mês de maio, em homenagem ao Dia das Mães. O padre Roberto Santos Gomes, da Paróquia Cristo Luz dos Povos, fará a celebração eucarística. O louvor será feito pelos cantores Mauro e Sirlene e a soprano Clarice Maciel, diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

Na terça-feira, a partir das 15h, os deputados integrantes da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) se reúnem no plenarinho Nelito Câmara para discutir os projetos em tramitação na Casa de Leis. Já às 19h, no plenário Júlio Maia, acontecerá a sessão solene em comemoração ao Dia do Povo Paraguaio, proposta pelo deputado Cabo Almi (PT).

“O evento é uma forma de reconhecer a contribuição dos paraguaios e descendentes que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Estado”, destaca Almi. Mais de 60 personalidades serão homenageadas, entre políticos, dirigentes e fundadores da Associação Colônia Paraguaia, além de órgãos da imprensa local e do Consulado Paraguaio em Campo Grande, entre outros.

Quarta-feira, às 15h, na sala de reunião da presidência da Casa de Leis, acontece uma audiência da Comissão Permanente de Acompanhamento da Execução Orçamentária para a prestação de contas dos Poderes. A partir das 19h, no plenário, a deputada Mara Caseiro (PTdoB) promove a entrega da Medalha “Zilda Arns”, que será ofertada a pessoas e organizações que se destacam em projetos relevantes voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.

A medalha foi criada pela saudosa ex-deputada e conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Celina Jallad, falecida em 27 de fevereiro de 2011. Receberão a honraria: Josefa Rosa Andrade Arruda, Rodrigo Lucchesi Cordeiro, Marlos da Silva Pereira, Rita Ribeiro Hashino Kuti, Ana Cristina Carneiro Dias, Renata Cortada Dupas, Milton Cáceres Júnior, Tânia Mara Garib, Klaus Armin Simon, Leda Santiago Ramos, João Carlos Falle, Dom Vitório Pavanello, Agda Maria Tardelli, Dilva Moreira Soares Zilda Torres, Madalena Aparecida da Silva, Deise Alves Monteiro, Adriana dos Nascimento Lopez, Adercília Alves Gomes, Erivelton Alexandre Barbosa da Silva e o desembargador Joenildo de Sousa Chaves.

Falecida em janeiro de 2010, na época em que implantava a Pastoral da Criança no Haiti, Zilda Arns é conhecida por ter ajudado a salvar muitas famílias pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência. Ela desenvolveu uma metodologia baseada na educação, como a melhor forma de combater a maior parte das doenças e marginalidade das crianças e plantando a semente da solidariedade às famílias com menor poder aquisitivo.

Na quinta e sexta-feira, a Escola do Legislativo inicia o segundo módulo do curso Técnicas e Procedimentos Legislativos, que será ministrado pela consultora do Senado Federal, Cleide Lemos, e por Cleomenes Nunes da Cunha, consultor jurídico da Assembleia Legislativa.

Nesse módulo, os participantes terão aulas de elaboração de proposições, tramitação de projetos de lei e demais proposições, observando as constituições Federal, Estadual e o Regimento Interno da Casa de Leis.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.