Servidora se rende à adoção e assegura que mãe é quem cria

Imagem: Rose com os filhos Lucas e Suelen.
Rose com os filhos Lucas e Suelen.
10/05/2013 - 15:16 Por: Nathália Barros    Foto: Roberto Higa

Com algumas palmas a equipe de reportagem do Portal ALMS anunciou a chegada à casa de Rose Rodrigues. A assessora parlamentar adotou em 2009 Lucas, de 8 anos, e Suelen, de 11 anos.

Fomos recebidos pela tímida Suelen. Ela não é de muito papo, mas aos poucos começou a dar espaço ao diálogo. Apaixonada por balé, natação e judô, é uma das melhores alunas da escola. Aplicada, enquanto a entrevista era feita com sua mãe, Suelen, por iniciativa própria, se debruçava nos livros com sede de conhecimento. “Ela é muito empenhada em tudo o que faz, organizada nunca me dá trabalho”, analisa Rose.

As semelhanças entre Suelen e Lucas não são muitas. Agitado, falante e com uma energia que parece não ter fim, ele é o responsável por grande parte das gargalhadas. “Se estamos tristes, ele dá um jeito de mudar o cenário”, revela a mãe.

Curioso e apaixonado por filmes de lutas, durante a sessão de fotos fez questão de perguntar ao fotógrafo Roberto Higa, de descendência oriental, se é mestre de artes marciais, como o senhor Miyagi – do clássico Karatê Kid –, mas ouviu a ‘decepcionante’ resposta: “Não”. A situação que motivou boas risadas revela um garoto esperto, veloz e cheio de senso de humor.

A dicção um pouco falha evidencia as experiências vividas no passado que, mesmo sem que ele lembre, foram difíceis; provocaram traumas. “Pouco sei sobre a mãe biológica deles, mas descobri que quando viviam com ela passavam dias sozinhos. Suelen era, praticamente, a mãe dele. Para não passar fome comiam o que estava mais próximo, nada muito nutritivo. Foram para o abrigo desnutridos”, recorda Rose.

Atualmente, tanto Suelen quanto Lucas dedicam grande parte do dia a atividades esportivas, além de passarem, frequentemente, por consultas psicológicas. “Sei que eles vivenciaram experiências duras que podem comprometer o desenvolvimento em diferentes aspectos. O acompanhamento psicológico é fundamental para que nossa relação seja saudável”, destaca a assessora.

“Ela é brava, mas carinhosa”. O comentário feito por Lucas é confirmado por Suelen e deixa claro que Rose é uma mãe com ‘m’ maiúsculo, nenhum pouco diferente das que geram seus herdeiros. “Dou minha vida por eles”, ressalta a mãe. Amor que é recíproco; Lucas que sonha em ser um grande jogador de futebol, já faz planos para o salário que receberá no futuro: “vou dar a ela cem mil flores, só para que saiba o quanto a amo”.

“Minha vida mudou muito, claro que para melhor, com a vinda deles. Eles são minha motivação para tudo, hoje posso dizer que tenho todos os motivos para viver”, desabafou Rose, lembrando que datas pouco celebradas por ela, que perdeu os pais precocemente, como o Natal, passaram a ter um novo sentido. “Eles chegaram em casa em dezembro e decidimos fazer um natal inesquecível, foi quando ouvi o Lucas me dizer ‘então é assim!? A gente conhece o papai Noel quando faz 5 anos?’. Na época, aquilo cortou meu coração e hoje me empenho junto às crianças, todos os anos, para fazermos um natal melhor que o outro. É uma delícia”, afirma Rose.

Maternidade - Jornalista e com uma vida, como ela mesmo diz, parecida com a de um nômade, Rose não se incluía às mulheres que desejam viver a experiência da maternidade. Mas, durante uma visita de trabalho a um abrigo de Três Lagoas, conta que sentiu os braços de um pequeno garoto, com apenas 4 anos, apertando suas pernas e dizendo: “me leva com você?”. Era Lucas. “Naquele momento algo mudou dentro de mim. Sabia que precisava tê-lo para sempre ao meu lado”, lembra com emoção.

“Quando comecei a aproximação, descobri que Lucas tinha uma irmã e se demorasse mais um pouco para serem adotados eles seriam separados. Eu não podia permitir que isso acontecesse e logo dei início ao processo de adoção. Apesar de não tê-los gerado, o meu sentimento é de que eles saíram de mim. Faço de tudo para garantir a felicidade e sucesso deles. Amo-os demais”, pontua a mãe.

* No mês em que é comemorado o Dia das Mães, o portal de notícias da Assembleia Legislativa presta homenagens a todas as mães do Estado por meio de histórias como a de Rose, que mostram a força da palavra “Mãe”. As matérias estão sendo postadas às sextas-feiras até o fim de maio.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.