Assinada Declaração de Recife com propostas para o Estado

Imagem: Deputado Laerte Tetila assina documento para celeridade no processo da implantação da malha ferroviária em MS.
Deputado Laerte Tetila assina documento para celeridade no processo da implantação da malha ferroviária em MS.
23/05/2013 - 13:13 Por: Marcelo Pereira    Foto: Marcelo Pereira

O deputado estadual Laerte Tetila (PT) foi o representante do Estado na reunião do Parlasul (Parlamento do Sul), que reúne deputados estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o parlamentar assinou a Declaração de Recife, documento que propõe ações do Parlasul na busca por celeridade no processo de construção de ferrovias visando a integração entre os Estados do Sul do Brasil com Argentina, Paraguai e Chile.

A reunião realizada em Recife (PE) definiu que os deputados estaduais vão articular uma ação conjunta entre os governos estaduais de cada estado membro do Parlasul e governadores das províncias parlamento NOA, que congrega deputados do noroeste da Argentina, área estratégica para integração ferroviária e escoamento da produção brasileira.

“A Declaração de Recife é um documento da maior importância para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil por estabelecer a discussão sobre ferrovias como uma das pautas prioritárias do setor dos transportes e logística para a integração regional com alto potencial no sentido de alavancar a economia com um transporte de cargas mais barato e competitivo no mercado internacional”, destaca Tetila.

Outro ponto da Declaração de Recife é utilização dos meios políticos para avançar a discussão das ferrovias para além dos estudos de viabilidade, colocando mais celeridade na publicação de editais de obras e cronogramas para que a execução das obras ocorra dentro de prazos e não sejam abandonadas.

Outra proposta do deputado Tetila incluída na Declaração de Recife é solicitar ao Ministério dos Transportes a criação de uma força tarefa específica para acelerar a implantação das ferrovias, além de envolver a participação de universidades, sindicatos e organizações nos estudos e pesquisas a serem realizados.

A Declaração de Recife também valoriza a incorporação do Turismo como tema dos debates do Parlasul. Já outro destaque é o envolvimento das bancadas federais de cada estado nessa discussão, valorizando a integração regional e internacional do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile.

Os deputados estaduais do Parlasul ratificaram também o interesse de aprofundar a discussão e as ações necessárias para a utilização de Paso de San Francisco, na Argentina, como uma das opções de saída para o Pacífico.

O deputado Tetila assinou a Declaração de Recife com o presidente do Parlasul, deputado estadual Silvio Dreveck (PP/SC), o vice-governador de Tucumán (Argentina), Regino Amado, os legisladores argentinos Alejandro Martinez, Gregório García, Alfredo Gómez e Rámon Sierralta, além de deputados estaduais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul presentes no encontro ocorrido em Recife nessa quarta-feira (22/5).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.