Reuniões da CPI da Saúde são destaques da semana

Imagem: Assembleia também será palco de duas sessões solenes.
Assembleia também será palco de duas sessões solenes.
21/06/2013 - 15:56 Por: Nathália Barros    Foto: Giuliano Lopes

Para abrir a semana dos trabalhos legislativos a audiência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga possíveis irregularidades no repasse de verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) à unidades de saúde de 11 municípios de Mato Grosso do Sul, acontece pela primeira vez fora da Assembleia Legislativa. A oitiva será realizada em Dourados na próxima segunda-feira (24/6), na Câmara Municipal de Vereadores, às 15h, e contará com a presença de todos os deputados que integram a comissão.

A escolha de Dourados como a primeira cidade do interior a receber a comissão ocorreu porque, conforme o presidente da CPI, deputado estadual Amarildo Cruz (PT), é a segunda maior cidade do Estado. “A CPI está recebendo muitas manifestações, denúncias e informações. Precisamos ir até esses municípios onde existem reclamações para investigar as possíveis irregularidades”, declarou o deputado.

Na quinta-feira (27/6), em caráter extraordinário, a comissão ouve o secretário de saúde de Campo Grande, Ivandro Corrêa Fonseca. A reunião, que será realizada às 15h no plenarinho da Casa de Leis, em princípio aconteceria no dia 20 de junho mas foi remarcada para esta semana a pedido do depoente porque, conforme justificativa, ele está levantando uma série de documentos que serão apresentados aos parlamentares. “Ele nos pediu a dilação do prazo para apresentar todas as informações necessárias que solicitamos no requerimento. Compreensivamente, os membros da CPI atenderam seu pedido”, esclareceu Amarildo.

Já na terça-feira (25/6), a partir das 15h, os deputados integrantes da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) se reúnem no plenarinho Nelito Câmara para analisar a constitucionalidade, juridicidade e legalidade das proposições em tramitação na Casa de Leis.

Mais tarde, ainda na terça-feira (25/6), em homenagem à comunidade nipônica de Mato Grosso do Sul – terceira maior do Brasil -, acontece a sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, celebrado em 18 de junho, instituído pela lei estadual 1.979, de 8 de julho de 1999. A festividade, proposta pela 2ª vice-presidente da Casa de Leis, deputada Dione Hashioka (PSDB), terá inicio às 19h30, no plenário Júlio Maia.

Em comemoração ao Ano do Centenário de Frei Orlando, patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, morto em combate durante a Segunda Guerra Mundial, o plenário da Assembleia Legislativa recebe na próxima quinta-feira (27/6), solenidade em homenagem a militares que multiplicam os ensinamentos de Frei Orlando. A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PR), acontece às 19h.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.