Audiência sobre segurança nas fronteiras é destaque na agenda

Imagem: Assembleia Legislativa será palco de audiência pública, oitiva da CPI da Saúde, entre outros eventos, na semana que vem.
Assembleia Legislativa será palco de audiência pública, oitiva da CPI da Saúde, entre outros eventos, na semana que vem.
05/07/2013 - 13:40 Por: Nathália Barros    Foto: Giuliano Lopes

A segunda-feira (8/7) começa com o debate sobre a “Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras”. A audiência pública que será realizada às 8h no plenário Júlio Maia, na Casa de Leis, faz parte dos trabalhos da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social, presidida pelo deputado estadual Cabo Almi (PT), proponente do evento.

Na oportunidade serão apresentados painéis contendo informações sobre a situação da segurança pública nas fronteiras no intuito de ampliar ao máximo as discussões com projetos integrados dos governos federal e estaduais. “Queremos dar musculatura para fortalecer o combate ao tráfico ilícito de entorpecentes, tráfico internacional de armas de fogo, munições e explosivos, contrabando, pirataria e descaminho, evasão de divisas, exportação ilegal de veículos, imigração ilegal de estrangeiros pela fronteira seca do Brasil e tráfico de pessoas, crimes ambientais e desmatamento ilegal”, pontua Cabo Almi.

Enquanto a audiência pública acontece no plenário, no plenarinho Nelito Câmara será realizada a Santa Missa do mês de julho. A celebração será conduzida pelo padre Paulo Vital, da paróquia Santo Antônio.

Ainda na segunda-feira, às 15h, o plenarinho recebe os membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde. Na oportunidade, os ex-diretores do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, do Hospital Regional de Campo Grande, Ronaldo Perches Queiroz, e o secretário adjunto de Saúde, Antônio Lastória, ex-presidente da Junta Interventora da Santa Casa da Capital, serão ouvidos.

Na terça-feira (9/7), a partir das 15h, acontece no plenarinho mais uma reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Os membros da comissão devem apresentar os pareceres das matérias que tramitam na Casa de Leis, levando em consideração os aspectos relativos à constitucionalidade, juridicidade e redação.

Na manhã de quarta-feira (10/7), o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB) realiza no plenarinho uma reunião com representantes de instituições ligadas aos esportes equestres. Na oportunidade o vice-lider do governo divulgará a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos cavalos que participam de competições e desfiles tradicionais.

Estão previstas para a tarde de quinta-feira, na parte da tarde no plenário Júlio Maia, as oitivas da Comissão da Verdade realizadas em parceria com a Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Laerte Tetila, líder do PT, e que têm por objetivo colher informações referentes à tortura, perseguição política e outras formas de violência e violações aos direitos humanos ocorridas no período da ditadura em Mato Grosso do Sul.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.