Jerson prorroga convênio com a Sociedade Juliano Varela

Imagem: Convênio foi assinado por mais um ano pelo presidente da Casa, deputado Jerson Domingos.
Convênio foi assinado por mais um ano pelo presidente da Casa, deputado Jerson Domingos.
12/07/2013 - 09:34 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul se faz presente quando o assunto é inclusão social de pessoas com deficiência. Já faz um ano que a Casa de Leis e a Sociedade Educacional Juliano Fernandes Varela assinaram um protocolo de intenção de cooperação mútua para a contratação de três jovens com Síndrome de Down. O convênio foi prorrogado por mais um ano pelo presidente Jerson Domingos (PMDB).

Logo que foram contratados, Cirilo Lino Oliveira, Marcela Samaniego de Aquino e Amanda Mariana Caetano passaram a sonhar e muitas conquistas vieram. Com o primeiro salário, Cirilo comprou um notebook. No mês seguinte, o objetivo era um aparelho de som potente. E agora, faz economia para realizar uma vontade antiga, ter um cavalo.

A mãe de Cirilo, dona Irma, recebeu a notícia com muita alegria. “Que coisa boa. Foi por meio desta oportunidade que o Cirilo tem alcançado bens materiais, mas a maior das conquistas foi a pessoal. O trabalho melhorou sua autoconfiança e autoestima. Na verdade, mudou a vida de todos da família”, destacou.

A síndrome, que tem origem em uma alteração cromossômica, é um conjunto de sintomas associados a dificuldades cognitivas expressas no desenvolvimento físico e na fala. Hoje, sabe-se que é possível atingir graus variados de independência e autonomia.

“Bastante disciplinado, Cirilo não falta ao trabalho. Ele acorda cedo, se arruma sozinho e segue feliz à Assembleia Legislativa. Dia de sessão é especial, pois ele leva alguns documentos para os deputados. Cirilo se sente útil”, disse dona Irma.

A Assembleia Legislativa foi o primeiro órgão público de Mato Grosso do Sul a contratar portadores de Down. O convênio com Sociedade Educacional Juliano Fernandes Varela também é a realização de um sonho para o deputado Jerson Domingos.

“Este projeto é importante para nós, parlamentares. Esses jovens comprovaram que as pessoas com deficiência são aptas a concorrerem as vagas de emprego. A Assembleia Legislativa faz a inclusão social pelo caminho do trabalho”, disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.