AL homenageou de líderes comunitários a militantes antidrogas

Imagem: Sessão solene para homenagear pessoas e entidades que lutam no combate ao crack foi realizada dia 18 de junho.
Sessão solene para homenagear pessoas e entidades que lutam no combate ao crack foi realizada dia 18 de junho.
20/07/2013 - 16:39 Por: Nathália Barros    Foto: Roberto Higa

No primeiro semestre de 2013, a Assembleia Legislativa foi palco de 20 solenidades que homenagearam as colônias paraguaia e nipônica no Estado, representantes da paz, além de militares e pessoas que lutam no combate às drogas. A série de sessões solenes começou logo no início do ano, no dia 21 de fevereiro, quando os membros do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) marcaram presença no plenário Júlio Maia para a solenidade de posse da nova diretoria do órgão.

Em março, mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Assembleia realizou uma sessão solene para homenageá-las. A solenidade foi proposta pela deputada estadual Dione Hashioka (PSDB).

Já no Dia do Artesão, em 19 de março, grandes nomes do segmento em Mato Grosso do Sul foram homenageados. Para o deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB), que propôs a solenidade, a honraria “é um reconhecimento a quem, por meio da arte, leva o nome do Estado para diferentes cantos do país e do mundo”.

O Dia do Exercito também foi celebrado na Casa de Leis. A sessão solene aconteceu dois dias antes da data comemorativa celebrada em 19 de abril.

Comemorado em 1º de maio, o Dia do Trabalho foi celebrado antecipadamente na Casa de Leis, no dia 30 de abril. Proposta pelo deputado Felipe Orro (PR), a solenidade foi marcada por homenagens a pessoas que apostam em Mato Grosso do Sul como Estado atrativo para negócios e com isso acabam gerando muitos empregos, fator que faz a economia girar.

Em abril, os 350 anos de criação dos Correios e o Dia Mundial do Autista também foram comemorados na Assembleia. Outras duas sessões solenes para entrega de títulos de cidadãos sul-mato-grossenses marcaram as atividades da Casa de Leis.

No mês seguinte, os líderes comunitários foram homenageados no Dia Estadual criado especialmente em sua homenagem. A sessão solene, proposta pelo deputado estadual Cabo Almi (PT), trouxe dezenas de líderes ao plenário Júlio Maia. Eles receberam honrarias pelo trabalho realizado nos bairros da Capital; na oportunidade, cerca de 70 pessoas foram homenageadas.

O Dia do Povo Paraguaio, celebrado em 14 de maio, foi comemorado com animação. Na solenidade realizada para comemorar os 202 anos de independência do Paraguai e 40 anos de Colônia Paraguaia em Campo Grande, mais de 70 pessoas foram agraciadas.

Medalha Zilda Arns - Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa homenageou com a medalha “Zilda Arns” as pessoas que se destacam em trabalhos, ações e projetos sociais relevantes voltados ao atendimento de crianças e adolescentes. O evento foi realizado no dia 15 de maio, no plenário Júlio Maia. Proponente do evento, a 3ª vice-presidente da Casa de Leis, deputada Mara Caseiro (PTdoB), destacou a importância da premiação. “É a valorização de quem realiza um trabalho de excelência em se dedicar ao próximo”, disse.

A sessão solene para a entrega da “Medalha Senador Lúdio Coelho do Mérito Empreendedorismo e Liderança” aconteceu no dia 21 de maio. O objetivo do evento, que contou com a presença de familiares do ex-senador, foi homenagear as pessoas que se destacam nos setores produtivos do Estado.

Ao som de chamamé e música gaúcha, os 40 anos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foram comemorados na noite do dia 24 de maio durante sessão solene proposta pelo deputado Marcio Fernandes (PTdoB).

Em comemoração ao Dia da Comunidade Italiana, data instituída pela lei estadual 1.886, de 23 de julho de 1998, de autoria do vice-presidente da Assembleia, deputado Maurício Picarelli (PMDB), a Casa de Leis homenageou no dia 3 de junho italianos e descendentes que colaboram para o crescimento do Estado. Na ocasião foi entregue a Comenda do Mérito Legislativo para 14 pessoas que se destacam na agricultura, gestão política, construção, comércio e demais áreas de interesses econômico e social.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) realizou sessão solene para homenagear pessoas que lutam pela preservação da fauna e flora de Mato Grosso do Sul.

Representantes do poder judiciário de Três lagoas foram homenageados em 6 de junho pelo, durante evento proposto pelos deputados Eduardo Rocha e Junior Mochi (PMDB).

A Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Eduardo Rocha, homenageou 24 pessoas com a entrega da Medalha “Reconhecimento do Trabalho de Enfrentamento e de Combate ao Crack e outras Drogas”, durante sessão solene realizada no dia 18 de junho. A honraria foi instituída pela Resolução 9, de 13 de março de 2013, e reconhece o trabalho de quem desenvolve projetos de enfrentamento às drogas.

Por proposição da deputada Dione Hashioka (PSDB), a Casa de Leis homenageou no dia 25 de junho, com o troféu Tsuru, representantes da colônia nipônica no Estado. O Tsuru significa na cultura japonesa a saúde, fortuna, boa sorte e felicidade. É nome de uma ave que simboliza a longevidade.

Uma vida dedicada ao serviço da fé e do Exército Brasileiro, assim foi marcada a trajetória de Antônio Álvares da Silva, mais conhecido como Frei Orlando. O patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército completou em fevereiro 100 anos. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite do dia 27 de junho uma sessão solene em homenagem ao seu centenário. O evento foi proposto pelo deputado Paulo Corrêa (PR).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.