Aprovado projeto de brinquedos adaptados em playgrounds

Imagem: Deputado Zé Teixeira é o autor do projeto, que aguarda a sanção do governador André Puccinelli.
Deputado Zé Teixeira é o autor do projeto, que aguarda a sanção do governador André Puccinelli.
24/09/2013 - 12:52 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Em segunda discussão e votação, a Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (24/9) o Projeto de Lei 054/2013, que determina a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiências nos playgrounds instalados em praças, parques, escolas públicas e creches de Mato Grosso do Sul.

Pela proposta do deputado Zé Teixeira (DEM), os equipamentos deverão ser criados e instalados por pessoal capacitado, conforme a necessidade das crianças com deficiência.

Além de equipamentos como balanços especiais para cadeirantes, o projeto também prevê a instalação de jogos de tabuleiro e baralho táteis para atender as crianças com deficiência visual.

As praças, parques, clubes e locais afins deverão, ainda, ter em suas estruturas acessibilidade para atender às pessoas com deficiência, dentro dos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Conforme justificativa do deputado Zé Teixeira, “a Constituição Federal estabelece o lazer como direito social (artigo 6º), contudo, a maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer no Brasil foi desenvolvida para pessoas que não apresentam deficiências físicas, motoras ou sensórias e, portanto, não oferecem reais possibilidades de uso por crianças com necessidades especiais”.

“A instalação de brinquedos adaptados nos parques e áreas de lazer permitirá que a criança com deficiência, em geral mais retraída devido a suas limitações, sejam motoras ou sensoriais, desfrute do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças. O ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento pessoal”, concluiu. O projeto de lei agora segue para a sanção do governador André Puccinelli.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.