Semana Estadual de Combate à Automedicação é criada em MS

Imagem: Lei do deputado Professor Rinaldo prevê realização de diversas ações, como palestras, programas em rádio e TV etc.
Lei do deputado Professor Rinaldo prevê realização de diversas ações, como palestras, programas em rádio e TV etc.
26/11/2013 - 08:48 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (26/11), a lei 4.435, de autoria do deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), que institui no Estado a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e Divulgação das Consequências do Uso Indiscriminado de Medicamentos, a ser comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de maio.

Dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apontam que 18% das mortes por envenenamento são decorrentes de automedicação. “A semana demonstrará à população os riscos da automedicação, como administração incorreta do medicamento, diagnóstico incorreto dos sintomas, dosagens inadequadas ou excessivas, riscos de dependência, possibilidades de reações alérgicas, interações medicamentosas, mascaramentos de sintomas e efeitos colaterais sérios seguidos por complicações que podem ser fatais”, explica o deputado.

A lei prevê a realização de diversas ações, como palestras, programas em rádio e TV e distribuição de folhetos informativos pelo Procon na rede pública de ensino e de saúde.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.