Festa tradicional em Bela Vista deve compor calendário oficial

Imagem: Deputado Marcio Fernandes é autor da proposta.
Deputado Marcio Fernandes é autor da proposta.
26/11/2013 - 14:58 Por: Nathália Barros    Foto: Roberto Higa

A cidade de Bela Vista, localizada na região Sul do Estado, tem hábitos e culinária muito particulares, influenciada pela cultura hispano-paraguaia e pelos costumes que herdou da grande leva de gaúchos que povoou a cidade no seu início.

Com a economia voltada essencialmente para a pecuária, um hábito gastronômico começa a tomar força e visibilidade em Bela Vista: é a costela na brasa no fogo de chão.

A iguaria já se tornou marca do município que há anos realiza no primeiro domingo do mês de novembro a “Festa da Costela na Brasa no Fogo de Chão”.

O jeito de preparar a costela é que chama a atenção. Diferente da tradicional, feita em churrasqueiras, essa é assada no fogo que fica ao redor enquanto é espetada no chão.

A costela é temperada conforme um ritual quase que religioso e regada a muita paciência, pois são sete horas de fogo.

O preparo acontece ao longo do terreno. Os espetos são enfileirados, o que promove, de acordo com o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), 'espetáculo a parte'. "Assistir seu preparo já é por si só, um exercício de degustação no imaginário e depois, acompanhada de um mix de saladas verdes, arroz branco, farofa e mandioca é para o belavistense e para os amigos de Bela Vista, um ato quase espiritual”, ressalta.

Com a intenção de dar maior visibilidade ao evento e promover o fomento do setor de turismo, fazendo circular a economia local, o parlamentar apresentou na sessão desta terça-feira (26/11) projeto de lei que inclui a festividade no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.