Relatório final da CPI da Saúde será divulgado na segunda-feira

Imagem: Relatório da CPI da Saúde seria entregue hoje, mas foi adiado para segunda.
Relatório da CPI da Saúde seria entregue hoje, mas foi adiado para segunda.
28/11/2013 - 11:14 Por: Alessandro Perin    Foto: Roberto Higa

A leitura e a entrega do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde em MS, previstas para acontecer na tarde de hoje (28/11), acontecerão na próxima segunda-feira (2/12), a partir das 14h. O anúncio foi feito nesta manhã pelo relator da CPI, deputado estadual Junior Mochi (PMDB). A alteração da data é decorrente do recebimento de documentos solicitados pela CPI que só foram entregues ontem aos parlamentares. A divulgação do relatório será aberta à imprensa e a toda a população.

Segundo Mochi, o relatório traz capítulos referentes às peculiaridades de cada um dos 11 municípios investigados pela CPI da Saúde. “O relatório vai trazer pontos importantes sobre a saúde púbica de Mato Grosso do Sul. A situação de cada cidade visitada será retratada neste documento”, explicou.

Além disso, Junior Mochi disse que o relatório final será encaminhado para várias instituições federais e estaduais. “O documento trará recomendações de resolução dos problemas encontrados. Também solicitará que sejam tomadas providências no sentido de responsabilizar aqueles que tenham cometido atos de ilicitude”, finalizou.

Conforme o deputado estadual Amarildo Cruz, presidente da CPI da Saúde, o relatório trará um raio-x da saúde pública do Estado. “Nesses seis meses de investigação foi possível fazer uma radiografia da saúde em Mato Grosso do Sul. Percorremos 11 municípios e analisamos pelo menos 70 mil páginas de documentos enviados à CPI. Com certeza essa foi a maior investigação já realizada na saúde pública do nosso Estado. Acredito que muita coisa já mudou e ainda mudará para melhor após esse trabalho”, informou.

A CPI é composta pelos deputados Amarildo Cruz - presidente, Lauro Davi (PSB) - vice-presidente, Junior Mochi (PMDB) - relator, Eduardo Rocha (PMDB) - vice-relator e Onevan de Matos (PSDB) - membro.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.